Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Concurso vai premiar professores que estão...

Educação Fiscal

28/08/2020 29/08/2020 11h18m

Concurso vai premiar professores que estão em Ensino Remoto


Atividade ocorreu via rede social, na manhã desta sexta-feira (28)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma atividade especial para lançar o Concurso Ensino Remoto: Da Teoria à Prática. Aproveitando os recursos tecnológicos que estão tendo grande demanda durante a pandemia de coronavírus, o lançamento e à divulgação do concurso ocorreu de forma virtual por meio do canal no Youtube do PMEF. Todos os convidados participaram de forma remota.

A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, começou agradecendo à participação dos representantes das escolas e convidados, nesses 18 anos de atividades do Programa de Educação Fiscal de Santa Maria. A transmissão contou com a presença da Coordenadora Adjunta do programa, a Professora Adriana Aires Pereira; da Secretária de Educação, Lucia Madruga; do Secretário de Finanças, Mateus Frozza; Delegado da Receita Federal em Santa Maria, Araquém Ferreira Brum, parceiros de longa data do PMEF. O lançamento também teve participações especiais, João Carlos Loebens, Coordenador do Programa de Educação Fiscal do estado do Rio Grande do Sul e José Humberto, coordenador do Grupo de Educação Fiscal diretamente do Estado de Goiás prestigiaram a apresentação.

Loebens parabenizou o trabalho do PMEF, que vem se destacando nacionalmente por muitos anos, renome esse que foi reconhecido por Humberto, que agradeceu o convite e disse que Santa Maria é referência quando o assunto é Educação Fiscal e reforçou que pretende aproximar esse laço entre o RS e GO e divulgar essa iniciativa.

No nosso atual momento de pandemia de coronavírus, o trabalho dos professores se intensificou. Com a implementação da sala de aula virtual e do ensino à distância, os educadores têm produzido inúmeras ações adaptadas para essa realidade, e, este novo projeto do PMEF tem como objetivo a divulgação e valorização dessas atividades pedagógicas aplicadas e construídas de forma remota. Além da valorização do empenho dos educadores do nosso município, o Concurso de Inserção Fiscal na Prática Pedagógica também engloba os Objetivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Destacou Rosaura.

O concurso vai premiar os professores municipais em quatro categorias de ensino: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I (Anos Iniciais), Ensino Fundamental II (Anos Finais) e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo serão premiadas 72 atividades em, 18 em cada categoria. Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal do Brasil e são fruto de apreensão de mercadorias que entraram de forma irregular no nosso país.

O projeto conta ainda com apoio da Receita Estadual, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (8ª CRE - RS); da Câmara de Vereadores de Santa Maria e da Universidade Federal de Santa Maria.

João Loebens destacou a mobilização do PMEF, que mesmo durante um período tão complicado, (no qual fez um comparativo com o Período das Cavernas, no qual o seres humanos se refugiavam dos grandes animais, agora, voltamos a um refúgio, mas desta vez, fugimos de algo muito menor, mas tão perigoso quanto) segue se reinventando e criando meios de trabalhar Educação Fiscal.

José Humberto falou também sobre a permanência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e parabenizou todos os educadores, mobilizadores e apoiadores da educação que batalharam para que a principal fonte de financiamento da educação do nosso país não fosse extinta. “O Fundeb é um dos instrumentos mais claros de Educação Fiscal que existe. Lá existem os tributos estaduais, os tributos federais, envolve a participação dos municípios e é super didático” comentou Humberto.

O delegado da Receita Federal, Araquém Ferreira Brum, destacou o papel do estado na formação dos jovens e a importância da conscientização da população para os tributos, que esse repasse vai diretamente não só para as escolas, mas em todas as áreas do nosso convívio.

O Secretário de Finanças reforçou a importância da transparência nesse momento, onde as dificuldades e as desconfianças mais afloram. O portal da transparência do município de Santa Maria é um recurso onde as pessoas podem acompanhar como o dinheiro é aplicado, como a verba circula e entender que os impostos pagos por elas, não são em vão e com consciência desses gastos, todo cidadão pode cobrar a aplicação correta destes recursos e completou com “a Educação Fiscal em Santa Maria é algo ecumênico, que veio para unir, congregar e dar continuidade”.

O Professor Ascísio dos Reis Pereira, chefe de departamento, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, parabenizou a todos, especialmente os professores que realizam de forma comprometida todo esse trabalho.

Professor Municipal, envie sua atividade de Educação Fiscal para o nosso Concurso! 

Acesse o Regulamento!

Professor inscreva-se Aqui!

EDUCAÇÃO INFANTIL:

ENSINO FUNDAMENTAL I: 

ENSINO FUNDAMENTAL II: 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

Dúvidas? Entre em contato através do nosso telefone: (55) 3921-7073 ou pelo e-mail educacaofiscalsantamaria@gmail.com.

Texto e Imagens: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial