Educação Fiscal

11/08/2020 12/08/2020 08h40m

EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebe a equipe do PMEF


Último dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou na EMEF Perpétuo Socorro

Para encerrar as atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, na manhã desta terça-feira (11), a equipe do PMEF, representada pela Disseminadora Rosania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foram a mais uma escola do município!

A visita final foi na EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro que leva o nome da escola. Fomos recebidos pela Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais, Eliza Renk; a Ex-Vice Diretora e agora voluntária nas ações da escola, Eliane Zenir Correa de Morais e a atual Vice-Diretora, Anna Júlia Colussi Bloedow. A escola que foi a 5ª colocada no 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, recebeu um condicionador de ar de 12.000 Btus e assim como os demais prêmios entregues anteriormente, todos são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso País.

A coordenadora destacou a importância da inserção da Educação Fiscal logo nos anos iniciais, pois no momento que as crianças passam a compreender que elas não só fazem parte de uma comunidade, mas sim, são donas dela e podem ter papel de destaque nas melhorias de toda a região. “A partir do momento que as crianças percebem que elas também fazem parte de um grupo e que manter a conservação seja da escola ou do bairro, também depende deles, esse conhecimento é repassado para as famílias” comenta Renk.

Outra situação que chama atenção é quando os alunos conseguem ver de forma prática a aplicação dos impostos ou como esses tributos podem ser revertidos para melhorias na escola. O brilho nos olhos dessas crianças, faz valer todo e qualquer trabalho.

Eliane complementou lembrando que a escola já trabalha a Educação Fiscal há muitos anos, e é um pilar muito importante para a formação dos futuros cidadãos. Além de trazer o debate sobre a aplicação dos tributos, a forma como o tema abre infinitas possibilidades para se estudar outras áreas também merece destaque. Campos do saber que vem perdendo espaço nos últimos anos, como as artes cênicas, a literatura e a música, conseguem ser resgatados através das atividades propostas pelo PMEF e trabalhadas em sala de aula pelas professoras. O ar condicionado será um ótimo presente para o retorno das crianças, que contarão com uma sala de informática com um novo sistema de refrigeração, para melhorar o ambiente seja no inverno ou no verão, ressaltaram as educadoras.

Com o fim das entregas, a equipe do PMEF agora foca sua atenção no 9º Prêmio Nacional de Educação Fiscal, segue um trabalho conjunto com as escolas do município para novamente, enaltecer o nome de Santa Maria quando o assunto é Educação Fiscal!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto e fotos: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial