Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Reta Final das Entregas do 2º...

Educação Fiscal

06/08/2020 06/08/2020 16h08m

Reta Final das Entregas do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal!


Penúltimo dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou na EMEF Adelmo Simas Genro e EMEI Sinos de Belém

Para dar prosseguimento às atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, na manhã desta quinta-feira (06), a equipe do PMEF, representada pela Disseminadora Rosania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foram a mais duas escolas do município!

Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso País.

A visita começou na EMEF Adelmo Simas Genro, no bairro Nova Santa Marta, para a entrega de um condicionador de ar de 9.000 Btus. Fomos recebidos pelo Diretor Pedro Adamar Oliveira dos Santos, a Vice Diretora Edna Borgias e a Professora responsável pelo projeto premiado, Rita de Cássia Borges.

Rita destacou a abrangência que a Educação Fiscal possibilita aos professores trabalharem em sala de aula e atualmente, devido a todas as dificuldades, se expandiu para os lares de toda a comunidade. As ações de campo propostas pelas atividades da professora ajudam as crianças e os pais a entenderem desde como a nota fiscal é processada em um supermercado do bairro, até a forma como os tributos descritos nas notas são repassados em forma de melhorias na escola, nos postos de saúde e em toda a região.

Uma das principais metas da escola é conscientizar as crianças e os adultos a compreenderem que a má administração do nosso dinheiro, reflete em gastos excessivos, que por consequência, gera em desperdício. Um sério problema que a comunidade tem é o descarte de lixo que acontece de forma inapropriada e está ligado ao consumo inconsequente. A comunidade tomando consciência desses problemas, pode trabalhar em formas para resolvê-los, seja ao saber o momento de reivindicar das autoridades ou de se mobilizar e compreender como esse lixo pode ser reaproveitado.

O ar condicionado que a escola recebeu, servirá para a nova sala que foi adaptada recentemente após uma divisão de espaço com a biblioteca. Como muitos alunos fazem parte do processo integral de ensino, passar mais tempo e com mais conforto na escola pode ajudar em todas as etapas de aprendizado.

A última visita da semana foi a EMEI Sinos de Belém, que também recebeu um condicionador de ar de 9.000 Btus. As professoras que nos receberam foram Daniela Cesar Cruz, Barbara de Almeida e Lilian Prietom Diretora da Escola.

A Educação Fiscal na escola surgiu como um divisor de águas para todas as professoras. O tema que por muitas vezes é negligenciado, despertou nas crianças (e nos professores) uma sede de conhecer e aprimorar novas habilidades.

Daniela Cruz comentou um caso no qual um aluno demonstrou que aprendeu a ler e escrever, durante uma atividade de mercadinho e com o trabalho de emitir e passar notas fiscais. Em determinado momento durante a organização do jogo didático, o aluno surpreendeu a todos ao escrever o nome dos produtos que seriam vendidos e ler os rótulos.

A Educação Fiscal fornece um leque de experiências e transformações imenso, que ainda não tem o devido reconhecimento. As escolas do município têm feito um trabalho exemplar e todos esses prêmios são uma prova que todo esse esforço está sendo e será ainda mais reconhecido, concluiu a professora

Quer saber quais e onde serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto e fotos: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial