Educação Fiscal

04/08/2020 05/08/2020 08h14m

Prefeito Jorge Pozzobom comparece as entregas do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal!


Sétimo dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou nas EMEIs Ady Schneider Beck e Darcy Vargas e contou com a presença do Prefeito Jorge Pozzobom

Para dar prosseguimento às atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, na manhã desta terça-feira (04), a equipe do PMEF, representada pela Disseminadora Rosania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foram a mais duas escolas do município!

Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso País.

A visita começou na EMEI Ady Schneider Beck, na Vila Maringá, para a entrega de um condicionador de ar de 9.000 Btus. Fomos recebidos pela Diretora da instituição, Elizabete Maria Pozzobon. A educadora lembrou que a escola já trabalha a muitos anos com Educação Fiscal, e esse trabalho de longo prazo já teve reflexos em toda a comunidade. Em uma parceria com o mercado do bairro, a escola conseguiu disponibilizar mudas de plantas para as pessoas que fizessem suas compras e informarem o CPF. 

Além de mercados, organizaram visitas ao centro de saúde da região e apresentaram os projetos da escola e ao mesmo tempo puderam mostrar para as crianças como essas ações refletem em melhorias em toda a comunidade.

Esse conhecimento fornecido às crianças menores é repassado para as famílias, que são atraídas pelas atividades e ações propostas pela escola. Agora neste período de isolamento, no momento em que os pais vão retirar ou levar as atividades de seus filhos, as professoras convidam os responsáveis a se cadastrar nos Programas Peça Nota Santa Maria e Nota Fiscal Gaúcha e tudo serve de incentivo e preparativo para o Prêmio Nacional que se aproxima.

A Diretora Bete agradeceu o prêmio, que vem em ótima hora. No momento o prédio tem três salas que precisam de refrigeração para a melhora do convívio tanto dos professores, quanto dos alunos.

A última visita do dia foi na EMEI Darcy Vargas que além do condicionador de ar de 9.000 Btus, também foi contemplada no Peça Nota Santa Maria como a escola com o maior número de indicações no último sorteio! 

Fomos recepcionados pela Diretora Márcia Denise Beck Dias; a Vice-Diretora Daniela do Carmo Araújo de Almeida e pela agente administrativa Andreia de Medeiros Martins da Silveira.

Márcia destaca que o empenho de toda a escola vem de muito tempo e agora foram recompensadas em duas ações ao mesmo tempo. O ar condicionado vem para ajudar nos dias de calor extremo que faz em nossa cidade, que influencia muito no rendimento e no desempenho das crianças e de todo o corpo docente.

O impacto para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de seus deveres, se dá no ensino infantil. “Conversando com os pequenos, eles entendem a importância dos tributos e passam esse conhecimento para os pais, que buscam se informar ainda mais sobre o tema com os professores. O envolvimento da comunidade familiar só cresce e essa participação reflete nos prêmios conquistados pela escola”. Comenta a educadora.

A visita também contou com a presença do Prefeito Jorge Pozzobom; do Secretário de Finanças Mateus Frozza e da Coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas. Frozza reforçou que o prêmio que escola está recebendo vai muito além de um prêmio simbólico, pois mostra que a instituição está cumprindo seu papel na formação dessas crianças para a sociedade.

O Prefeito Jorge Pozzobom também parabenizou a escola e citou que Santa Maria é a 1ª colocada da região Sul do Estado quando falamos de Educação e todos os elogios e méritos devem ser destinados aos professores do nosso município. Todo o esforço e dedicação apresentado por esses educadores, fez com que Pozzobom se apaixonasse pela Educação. E em tempos de pandemia, ver os professores se desdobrar e se adaptar às novas ferramentas de ensino é gratificante.

Rosaura também parabenizou as escolas que trabalham de forma intensa e incansável durante todo esse período tão complicado.

Quer saber quais e onde serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

 

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Valdemar Neto

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial