Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEFs Vicente Farencena e Renato Nocchi...

Educação Fiscal

30/07/2020 30/07/2020 12h51m

EMEFs Vicente Farencena e Renato Nocchi Zimmermann são as escolas visitadas desta quinta-feira!


Sexto dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou nas EMEFs Vicente Farencena e Renato Nocchi Zimmermann

Para dar prosseguimento às atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, na manhã desta quinta-feira (30), a equipe do PMEF, representada pela Disseminadora Rosania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foram a mais duas escolas do município!

Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso País.

A visita começou na EMEF Vicente Farencena, em Camobi, para a entrega de um Projetor Multimídia. Fomos recebidos pela Coordenadora Pedagógica dos anos finais, Vera Lucia Alves da Silva. A educadora ressalta a importância de inserir a Educação Fiscal, desde a base, para incentivar e conscientizar as crianças quais seus deveres e direitos dentro do seu contexto social e como o simples de ato pedir a nota fiscal influência no retorno da nossa comunidade. “Esse imposto que está sendo recolhido, ele volta para sociedade como políticas públicas, como verbas para saúde, para educação. É muito importante que esse conhecimento comece na escola” comenta Vera. O prêmio além de ser uma excelente ferramenta em momentos de pandemia, onde as mídias e as tecnologias são de extrema importância, também serve como um estímulo tanto para a EMEF Vicente Farencena, quanto para as demais escolas que ainda não trabalham a Educação Fiscal.

Antes de se despedir, a Coordenadora agradeceu imensamente o PMEF e declarou que a Educação Fiscal é um tema que veio para ficar e seguirá parceiro do Programa por muitos e muitos anos que ainda virão.

A última visita desta quinta-feira foi a EMEF Renato Nocchi Zimmermann, que recebeu um condicionador de ar de 9.000 Btus. 

Fomos recepcionados pela Diretora Ana Cristina Krauspenhar Eggres e pelas professoras Aline Fernanda Soeiro, Cecília Rorato e uma das responsáveis pelo projeto premiado, Patrícia dos Santos Zwetsch.

O projeto tem como objeto de estudo das crianças a revitalização da linha do trem, vizinha da instituição. Através da implementação de uma horta sustentável surge o link com a Educação Fiscal, que trabalha com o comparativo de preços: “Se fossemos comprar no supermercado por exemplo, quanto pagaríamos? E no mercadinho do bairro? Com essa pesquisa, exploramos a importância do cupom fiscal, para que ele serve, como os impostos coletados por essas notas retornam para nossa escola e para nosso bairro.” comenta Patrícia. A colheita das hortaliças e temperos, reduzimos o gasto dentro da escola e contribuímos com a alimentação de toda a comunidade familiar da região. Com isso em mente, as crianças podem compreender com mais facilidade assuntos como gastos públicos, como cuidamos e conservamos nosso patrimônio e a maneira que nossos impostos retornam para a escola e para toda a cidade de Santa Maria.

O ar condicionado será instalado na sala do 1º ano e vem para proporcionar uma melhora no espaço físico da escola e oferecer um ambiente mais aconchegante para receber esses alunos futuramente. Além de agradecer a premiação, as educadoras enalteceram que esse retorno serve principalmente para qualificar o trabalho da equipe e potencializar as ações de Educação Fiscal na escola.

Quer saber quais e onde serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto e fotos: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial