Inicial > Educação Fiscal > Notícias > E as entregas do 2º Prêmio...

Educação Fiscal

28/07/2020 29/07/2020 00h02m

E as entregas do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal continuam!


Quarto dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou nas EMEIs CAIC Luizinho De Grandi e Angela Tomazetti e pela EMEF CAIC Luizinho De Grandi

Na manhã desta terça-feira (28), para dar prosseguimento às atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal, representada pela Disseminadora Rozania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foram a mais três escolas do município!

Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso País.

A quinta e a sexta escolas visitadas pelo PMEF, foram as vizinhas EMEI e EMEF CAIC Luizinho De Grandi, localizadas no bairro Lorenzi, para a entrega de um condicionador de ar de 9.000 btus para cada uma das instituições! No Núcleo Infantil, fomos recebidos pela Diretora Rosicleia Tironi Dias, que destacou a participação de toda a comunidade familiar nas atividades de Educação Fiscal da escola. “As crianças já visitaram os supermercados e as lojas do bairro e acompanharam todo o processo de venda e de emissão das notas fiscais. Essa proximidade se torna um incentivo, pois as crianças aprendem na prática onde esse dinheiro é aplicado e como se reverte em melhorias na nossa comunidade”, comenta.

A educadora agradeceu a premiação, que será instalada na sala de atendimento especializado para um maior conforto das crianças e também dos professores e reforçou que muitas das melhorias que a escola conseguiu fazer ao longo dos últimos anos, foram graças aos esforços de todo o corpo de professores e da parceria com o PMEF.

Representando a EMEF CAIC Luizinho De Grandi, as professoras Renilda Brum Genro e Eunice Maria Mussoi, dividiram sua atenção entre os atendimentos aos pais (que foram entregar e buscar as atividades de seus filhos) e a nossa equipe.

Antes de encerrarmos nossa visita à região, a direção e as professoras de ambas as escolas nos agradeceram e parabenizaram tanto o trabalho do PMEF, quanto o trabalho da Secretaria de Educação, que tem dado todo suporte às escolas durante esse período de trabalho implementação de atividades remotas.

Concluímos as entregas do dia na EMEI Angela Tomazetti, 3ª colocada no 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal. A diretora recém sorteada no Programa Peça Nota Santa Maria, Sylvia Moro, nos atendeu e recebeu o ar condicionado de 12.000 btus destinado a escola. 

Além de agradecer o prêmio, que será colocado na sala do berçário II para maior conforto e bem estar dos bebês e de toda a equipe. Sylvia também aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho coletivo do corpo docente, que vem se desdobrando em meio à pandemia, para poder oferecer as melhores ferramentas e opções de aprendizagem para seus alunos. Essa dedicação dos professores acarreta em uma mudança significativa na percepção dessas crianças, que se sentem cada vez mais próximas e pertencentes àquele espaço. Um esforço que carrega sentimentos, que acolhe e simboliza uma fagulha de esperança que mantém acesa a chama da mudança e que traz consigo a certeza de que as coisas vão melhorar.

Quer saber quais e onde serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Foto: João Vilnei/Prefeitura

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial