Educação Fiscal

24/07/2020 25/07/2020 09h22m

PMEF continua a todo vapor com as entregas das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal!


Segundo dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou pelas EMEFs Diácono Luiz Pozzobon e Santa Helena

Na manhã desta sexta-feira (24), para dar prosseguimento às atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal, representada pela Disseminadora Rozania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foi a mais duas escolas do município!

Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso município.

A terceira escola que o PMEF visitou foi a 18ª colocada, a EMEF Diácono João Luiz Pozzobon, localizada no bairro que leva o mesmo nome da escola, para a entrega de um condicionador de Ar 9.000 Btus.Fomos recebidos pela Diretora da Escola, Sandra Suzana Maximowitz Silva.

“Partindo do princípio que a escola deseja que nossos estudantes sejam bons cidadãos, que cumpram com seus deveres e obrigações, nós estamos trabalhando e educando o aluno para a vida.” Comenta Suzana, que complementou com a frase “Educação Fiscal é educar para a vida”.

Desde 2015, a EMEF Diácono João Luiz Pozzobon utiliza a Educação Fiscal dentro de suas práticas pedagógicas e esses ensinamentos influenciam diretamente na formação dos valores de cada um desses alunos. Valores como solidariedade, conscientização com o Meio Ambiente, como a sonegação é prejudicial para a população santa-mariense e de todo o Brasil, foram alguns do exemplos citados pela Diretora.

O aparelho de ar condicionado será colocado no Laboratório de Informática. Devido a necessidade de adaptações nas atividades presenciais e a implementação das atividades remotas, a coordenação optou por priorizar esse espaço.

Para encerrar a visita, Sandra parabenizou o trabalho, a garra e o empenho da Coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas e de toda sua equipe, que se mobilizou até mesmo nos finais de semana para conscientizar a população a contribuir e atuar na fiscalização dos tributos.

Para concluir a quarta visita, fomos na EMEF Santa Helena, em Camobi. A escola de ensino fundamental, ficou em 11º lugar na competição e recebeu um condicionador de Ar 9.000 Btus!

Silvana Terezinha Minelli Alegransi, Diretora da instituição, nos recebeu e falou da importância tanto do prêmio, quanto da presença do pessoal do PMEF para a comunidade escolar. O ar condicionado vem em um ótimo momento e a instalação será feita no refeitório da escola, por se tratar de um espaço de convívio coletivo, e de não contar com nenhuma opção de ventilação, assim, beneficiará desde as turmas do 1º até os alunos do 9º ano.

Silvana destacou também o trabalho desenvolvido na escola, que não se tratou de apenas uma pessoa, mas sim, foi um trabalho construído em equipe, com o engajamento de todos os professores. Antes de se despedir da nossa equipe, a educadora agradeceu a premiação e reforçou que pretende intensificar as atividades voltadas para Educação Fiscal e que deseja envolver ainda mais a comunidade familiar.

Quer saber quais e onde serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto e fotos: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo
Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial