Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Começaram as entregas dos prêmios do...

Educação Fiscal

23/07/2020 24/07/2020 09h32m

Começaram as entregas dos prêmios do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal!


Todas as manhãs, a equipe do PMEF irá passar nas escolas ganhadoras para concluir a entrega dos prêmios

Mais uma etapa se aproxima de sua conclusão! Para encerrar oficialmente as atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal, representado pela Disseminadora Rozania Mossate Rosa e pelo Agente Administrativo Adonis Tavares Barreto, iniciou a entrega dos prêmios para as 18 escolas ganhadoras da competição!

Todos os prêmios são fornecidos através de um convênio do PMEF e a Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso município.

A primeira escola que o PMEF visitou foi a 8ª colocada, a EMEF Pão Dos Pobres Santo Antônio, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima para a entrega de um condicionador de Ar 9.000 Btus.

Fomos recebidos pela Diretora da Escola, Nádia de Cecco. A educadora ressaltou o papel da inserção da Educação Fiscal na vida das crianças, que ajuda a valorizar a importância de ser um cidadão. Conhecer sobre deveres, direitos, o que é certo e errado e ajudar a moldar o caráter dessas crianças. “Não é só pedir a Nota Fiscal e exigir os seus direitos, mas também pensar no seus deveres enquanto na comunidade, na cidade e no país. A Educação Fiscal é relevante e  muito importante para os nossos alunos”. Comenta a Diretora Nádia.

Além da importância da instrução, Nádia destacou também o espírito de competição e união que o prêmio injeta nos alunos. Professores e alunos se ajudam e aprendem juntos, construindo laços cada vez mais fortes. 

Para encerrar a visita, a direção agradeceu imensamente o prêmio, pois em condições de verbas normais, a escola não teria condições de adquirir tal equipamento e reforçou que a Educação Fiscal ajuda os jovens a criar desde cedo uma cultura e uma consciência de que são cidadãos e que precisam respeitar e ajudar o próximo.

Para concluir as visitas do dia, passamos pela EMEF São João Batista, no bairro Divina Providência. A escola de ensino fundamental, ficou em 6º lugar na competição e recebeu um condicionador de Ar 12.000 Btus!

Lucieli da Conceição Leal, Diretora da instituição, nos recebeu e falou da importância da Educação Fiscal no âmbito escolar, que traz reflexos no campo pedagógico, pois aborda questões como cidadania, direitos e deveres, que trespassam o campo escolar e tem efeitos externos seja em casa ou relação ao convívio na comunidade.

Lucieli também falou que o prêmio chega em boa hora, pois vai ajudar a melhorar as práticas de aprendizagem dos alunos: “Um ar condicionado deixa o ambiente mais saudável para as crianças, tanto no frio, quanto no calor. Faremos a troca do ar condicionado da sala do 1º ano, que não estava funcionando muito bem.”

Antes de se despedir da nossa equipe, a educadora agradeceu a premiação e destacou que a escola já participa a mais de dois anos das ações do PMEF, e que muito além de bens, os ganhos pedagógicos são os mais importantes.

Quer saber quais serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Fotos: Adonis Tavares Barreto

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial