Inicial > Educação Fiscal > Notícias > PMEF entrega 202 litros de álcool...

Educação Fiscal

03/07/2020 03/07/2020 16h53m

PMEF entrega 202 litros de álcool 70% para instituições de cuidado ao idoso


Mix de bebidas apreendidos pela Receita Federal foi entregue na Cachaçaria Gentil no início da semana para destilação

Aconteceu na manhã de hoje, 03, a entrega de 202 litros de álcool 70%, distribuídos entre as entidades beneficentes de Santa Maria cuidam de idosos e pessoas do grupo de risco.

A entrega começou no Lar das Vovózinhas, onde foram deixados 117 litros. Fomos recebidos pela Administradora da entidade, Verônica  de David Antônio e a moradora Geneci Marques. A casa é a instituição com o maior número de moradoras, e abriga atualmente 150 idosas. A demanda para limpeza, que já era grande, aumentou ainda mais após o surto de corona vírus. Um gasto que normalmente seria de aproximadamente 8 litros por dia, subiu para quase 30 litros, para a higienização das quatro alas. No Vila Itagiba, fomos recebidos pela Relações Públicas da Instituição, Karoline Arend, pelo morador João Jerônimo, mais conhecido como Seu Jejê e pela Irmã Anja Carvalho. Foram entregues 30 litros de álcool 70%. 

A visita de hoje foi durante um momento especial, no qual os moradores estavam prontos para um passeio pela cidade (com todos os cuidados necessários e sem sair do veículo), com direito a lanches e bebidas.

Para concluir a entrega, entidade visitada foi o Abrigo Oscar Pithan, onde fomos recebidos pelo Presidente Adalberto Siqueira. Para higienização da casa, são gastos aproximadamente 8 litros de álcool por semana. Foram entregues 55 litros de álcool 70% nos recipientes cedidos pelo abrigo.

Além dos 202 litros distribuídos para as instituições, outros 200 litros ficaram para a Prefeitura Municipal de Santa Maria, para uso interno das secretarias.

A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, Receita Federal e o Observatório Social de Santa Maria, juntamente com José Francisco Tronco, proprietário da Cachaçaria Gentil, localizada em Vale Vêneto, região da Quarta Colônia, que gentilmente se colocou a disposição para fazer todo o processo de destilação das bebidas apreendidas..

Mesmo com o fim da entrega da Declaração do Imposto de Renda, as três entidades reforçaram a importância da Destinação ao decorrer do ano de 2020, que ainda pode ser feita através do site do Imposto Solidário. A captação de recursos é de extrema importância para manter as condições de saúde e bem estar dos idosos, por isso o reforço nessas campanhas, você não paga nada a mais para colaborar e melhorar vida daqueles que mais precisam.

Como participar:

– Para quem destinar?
Fundo Municipal do Idoso (FUMID);
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Maria/RS (FMDCA).

– Quem pode destinar?
Pessoas físicas: que declaram o importo de renda (IR) por deduções legais (modelo completo);
Pessoas jurídicas: que declaram o imposto de renda (IR) pelo lucro real.

– Quanto é possível destinar?
Pessoas físicas: até 6% do imposto devido;
Pessoas jurídicas: até 1% do imposto devido.

– Até quando destinar?

 27 de Dezembro de 2020

PARA SABER MAIS:

CONSELHOS MUNICIPAIS

– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA)

– Conselho Municipal do Idoso (COMID)

Endereço: Rua dos Andradas, nº 1465; Centro, CEP: 97010-032; Telefone: (55) 3222-7971.

Horário de atendimento ao público:

Segunda à quinta: 08h às 11h 30min e das 13h 30min às 16h 30min;
Sexta: 08h às 11h30min;

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Imagens: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial