Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Prefeitura de Santa Maria promove Festival...

Educação Fiscal

24/10/2019 25/10/2019 17h10m

Prefeitura de Santa Maria promove Festival de Teatro no Theatro Treze de Maio


Primeiro dia de Festival teve apresentações de cinco escolas do município e entrega de prêmios a contemplados do Peça Nota Santa Maria

 

Aconteceu nesta tarde (23/10), no Theatro Treze de Maio, a abertura do 11º Festival de Teatro: Educação Fiscal em Cena, evento promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), desenvolvido desde 2002 pelas Secretaria Municipais de Educação e de Finanças.

Professores e alunos das escolas municipais Fontoura Ilha, CAIC Luizinho De Grandi, São Carlos, Sinos de Belém e Vicente Farencena conscientizaram e animaram o público com criativas esquetes teatrais, abordando temas relacionados à Educação Fiscal e à Cidadania. O evento sediou ainda a premiação solene do Peça Nota Santa Maria, referente ao sorteio de 30 de setembro, que contemplou nove pessoas com prêmios de R$ 1 mil, e uma com prêmio de R$ 3 mil.

“O evento foi espetacular, pois pudemos apreciar ricas e belas criações das escolas, além de nos divertirmos e emocionarmos com as nossas crianças, que são muito talentosas. Ressalto a importância deste evento, pois, através de apresentações de teatro e do elemento lúdico, o aprendizado sobre a importância de pedir a nota fiscal se torna mais fácil às crianças e aos jovens”, declarou a prof.ª Cristiane Saccol, da EMEF São Carlos.

Estiveram presentes o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Finanças, Mateus Frozza, a coordenadora do Curso de Pedagogia da UFSM, Lúcia Nunes, a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, dentre outras autoridades locais. Prestigiou o evento também a sra. Tânia de Souza, membro do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE/RS) e representante da Divisão de Educação e Promoção Tributária da Receita Estadual, a qual compôs a comissão avaliadora.

“A Educação Fiscal tem diversas vertentes: a da moral, a tecnicista, a focada no documento fiscal e a que valoriza a função social do tributo. Todas estiveram presentes no Festival de Teatro. No tocante à Educação Fiscal, Santa Maria é uma referência, e a diversidade de atividades é algo inacreditável”, destacou Tânia de Souza.

O Festival de Teatro: Educação Fiscal em Cena continua amanhã (24/10), a partir das 14 horas, com mais apresentações de esquetes teatrais, das escolas Altina Teixeira, Aracy Barreto Sacchis, João Franciscatto, Pão dos Pobres e Perpétuo Socorro. Na ocasião, será realizada a premiação solene do sorteio n.º 84 da extração municipal do Nota Fiscal Gaúcha, realizado em setembro.

 

 

Texto: Acadêmico de Bacharelado em Letras Alcides Campos Gonçalves
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086), Fernando Vieira, Juliana Santos
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial