Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal é destaque da 46ª...

Educação Fiscal

11/05/2019 13/05/2019 13h16m

Educação Fiscal é destaque da 46ª Feira do Livro de Santa Maria


Escolas da Rede Municipal de Ensino que participam do Programa Municipal de Educação Fiscal apresentaram atrações artísticas e culturais ao público da Feira do Livro

Nesta quinta-feira (9), o Programa Municipal de Educação Fiscal trouxe escolas da Rede Municipal de Ensino para animar a 46ª Feira do Livro de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho. No palco, o público assistiu a apresentações artísticas que visam conscientizar as crianças e demais santa-marienses sobre o tema da Educação Fiscal. 

A EMEF Pão dos Pobres apresentou o esquete teatral “A princesa Fiona exercendo seus direitos”, atração do 10º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena. Após, a EMEF Chácara das Flores exibiu o número de Dança “Chega” montado pela professora Luana Carvalho Picilini com coreografia de alunos do 7º ano da escola, com a música “Chega”, de Gabriel, o Pensador. O intuito da dança foi de mostrar a realidade tributária e fiscalizadora, estimulando a busca de uma sociedade mais cidadã. O público apreciou, ainda, as apresentações “Chapeuzinho Vermelho ensina cidadania”, da EMEI João Franciscatto, e “O Casamento da Dona Baratinha”, da EMEI Sinos de Belém.

Além disso, a EMEF Pão dos Pobres trouxe à feira o Balaio de Poesias, no qual os alunos distribuíram às pessoas que circulavam pelo espaço da Feira do Livro, 270 poesias com o tema da Educação Fiscal desenvolvidas em sala de aula. A atividade foi desenvolvida pelos alunos do 5º ano e coordenada pela professora Viviane Marconato.

Alunos do 8º e 9º ano da EMEF Altina Teixeira, por sua vez, promoveram dinâmicas que envolvem Matemática e Educação Fiscal, com os jogos “Trilha da Educação Fiscal” e “Jogo da Velha”. Estas atividades foram coordenadas pela professora Angelita Sobroza, que falou um pouco sobre o processo criativo por trás das dinâmicas em entrevista à equipe do PMEF.

Como é realizar esse tipo de atividade extraclasse envolvendo Educação Fiscal com os seus alunos?

É muito significativo. O trabalho vem sendo elaborado desde o ano passado, quando os alunos confeccionaram de forma artesanal o material da “Trilha da Educação Fiscal”, com papelão e tinta spray. A partir da Mostra Pedagógica realizada na escola, a equipe do PMEF presenciou a realização da atividade e fez o convite para que nós participássemos da Feira, este ano, doando um material mais elaborado para que pudéssemos desenvolver a atividade.

E qual a sensação em ver esse trabalho desenvolvido na Feira do Livro?

É muito gratificante. Os alunos estão bem motivados, e trouxeram também o “Jogo da Velha com notas fiscais”. Para desenvolver todas essas atividades, os alunos estudaram a Educação Fiscal, estudaram sobre tributos e cidadania, entre outras coisas. Podermos mostrar o nosso trabalho ao público da Feira é uma grande recompensa.

Vale lembrar que a equipe do PMEF estará realizando, durante todo o período da Feira do Livro, o cadastro nas campanhas de incentivo à emissão de notas fiscais Peça Nota Santa Maria e Nota Fiscal Gaúcha.

A 46ª Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 26 de abril a 11 de maio de 2019, das 13h às 20h (exceto aos sábados, tendo início às 10h). Para mais informações sobre a programação, acesse aqui.

 

Texto: Alcides Campos Gonçalves - acadêmico de Letras Bacharelado
Coordenação: Rosaura Vargas - coordenadora do PMEF
Fotos: Equipe PMEF

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial