Educação Fiscal

15/03/2019 19/03/2019 15h22m

Prefeitura realiza 5º Seminário Regional de Educação Fiscal no auditório da FADISMA


Os presentes assistiram a uma palestra sobre a função social do tributo, ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre, Dão Real Pereira dos Santos. (Foto: João Alves)

Evento debateu práticas e ações que disseminam o tema da Educação Fiscal e a importância social dos tributos

Com o objetivo de implementar a formação de professores e alunos capacitados para desenvolverem temas ligados à Educação Fiscal, a Prefeitura de Santa Maria realizou, na noite desta quinta-feira (14), o 5º Seminário Regional de Educação Fiscal – Conectando Saberes. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e foi conduzido pela equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).

A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, deu as boas-vindas aos participantes do seminário e apresentou algumas ações realizadas nas instituições de ensino em Santa Maria para disseminar as práticas da Educação Fiscal. Na avaliação da coordenadora, as atividades da noite deram a largada para outros três eventos integrantes do 5º Seminário Regional de Educação Fiscal, que ocorrerão nos meses de março e abril, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Universidade Franciscana (UFN) e na Câmara Municipal de Vereadores.

“Foi muito bom ver o auditório da FADISMA lotado na noite desta quinta-feira. A adesão dos estudantes e dos professores da instituição foi motivadora, assim como a presença dos professores de Santa Maria e de municípios da região. São momentos como esse que nos impulsionam a continuar e nos fortalecem para os eventos que virão”, afirmou a coordenadora do PMEF.

Os presentes ainda assistiram a uma palestra sobre a função social do tributo, ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre, Dão Real Pereira dos Santos. O evento também contou com uma apresentação cultural realizada por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Carlos, localizada no Bairro Urlândia. O grupo apresentou a coreografia “Não se deixe enganar”, coordenada pela professora Lecimara Scherer Vieira. A atração foi destaque durante o 12º Festival Cid Legal Canta e Dança, realizado em novembro. Ao final da apresentação, alunos e professores da EMEF São Carlos receberam prêmios destinados pela Receita Federal do Brasil.

A professora Medianeira Garcia, representou a Secretaria de Município de Educação e afirmou ter gostado muito do evento, por proporcionar um ambiente favorável à reflexão sobre cidadania em diferentes níveis - Ensino Fundamental, EJA e Ensino Superior - definindo que o trabalho realizado com os estudantes está no caminho certo. 

Além da coordenadora e da equipe do PMEF, o Poder Executivo esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, durante o 5º Seminário Regional de Educação Fiscal. Ainda estiveram presentes o delegado da Receita Federal Araquem Ferreira Brum e a delegada da Receita Estadual Ivanice Zanini.

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

Veja algumas opiniões sobre o evento:

  • "Evento de extrema importância para esclarecer a necessidade e os benefícios de pedirmos a nota fiscal. Assim como, trabalhar em sala de aula com nossos alunos a educação fiscal, com a finalidade de instruir e ampliar o conhecimento sobre esse assunto."
    Solange Maria Ferraz - Professora da EMEF Ida Fiori Druck

     
  • "Mais um momento de reflexão acerca do significado de cidadania. Importante destacar o "momento" de integração entre escola municipal e instituições de ensino superior, onde alunos de diferentes níveis de escolaridade compartilham o conhecimento a todos!" 
    Medianeira Garcia - Professora de Geografia da EMEF Pão dos Pobres
     
  • "Muito produtivo, principalmente para nós formadores diretos dos cidadãos. Seminário esclarecedor e com propriedade bem fundamentada ao nível de entendimento de todos." 
    Sandra Cargnin - Professora da EMEI CAIC
     
  • "É um novo olhar para compreendermos com ofunciona a Educação Fiscal. Fazendo refletir sobre de que maneira é utilizado o dinheiro público e como é aplicado para beneficiar a sociedade."
    Professora Sirlete Flores

     
  • "O seminário foi muito esclarecedor sobre o sistema. Identificou muito bem o Estado mínimo é o Estado de bem-estar social no qual a tributação é bem maior. Portanto, neste contexto devemos ser capazes de saber organizar um novo Estado, onde as pessoas tenham oportunidade de estudar e trabalhar com dignidade. Onde a remuneração seja justa e a tributação equitativa de modo que todos possam ter qualidade de vida e ser uma pessoa melhor."                 
    Lisete Massulini Pigatto - Professora da EMEF Aracy Barreto Sacchis/Escola Estadual Coronel Pilar

     
  • "Foi com imensa satisfação que a Fadisma recebeu o 5º Seminário Municipal de Educação Fiscal, podemos ver um auditório completo e ainda interessados em participar quando não havia mais lugares. Isso já de pronto denota que é um evento considerado para os fins que se destina. Notamos um público totalmente atento a discussão que foi gerada pelo palestrante da noite e ao final, podemos ouvir muitos comentários de plena satisfação com o tema apresentado, bem como uma reflexão sobre os efeitos das questões tributárias para o cidadão e a sociedade em geral. Temos plena certeza que tal evento é vital e deve se dar continuidade e ser ampliado cada vez mais."
    Elionai Postiglione - Coordenador Geral do Curso de Ciências Contábeis da FADISMA

     
  • "Parabenizo os responsáveis pelo Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria pelo exaustivo trabalho realizado ao longo dos anos, bem como, pelo sucesso do 5º Seminário Regional de Educação Fiscal, certamente o programa é referência nacional na disseminação da importância do papel do cidadão junto à sociedade. Por fim, reforço que é preciso fortalecer o projeto junto ao ensino superior público, tendo em vista a magnitude da temática."
    Cristiane Krüger - Professora do Curso de Ciências Contábeis - UFSM

    Edição: Fernando Vieira - Acadêmico de Publicidade e Propaganda
    Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial