Educação Fiscal

07/03/2019 11/03/2019 15h08m

Oficina de matemática que usa truques de mágica chega ao CAIC Luizinho de Grandi


Truques de mágica do Professor Fajardo provaram que a matemática pode ser divertida. (Foto: Fernando Vieira)

Atividades tiveram a primeira edição de 2019 e vão seguir durante todo o ano letivo

 

A oficina que une mágica e matemática teve a primeira edição do ano na EMEF CAIC Luizinho De Grandi durante a tarde desta quinta-feira (7). O projeto é apresentado pela equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) em parceria com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Ricardo Fajardo. Ele é responsável por repassar conhecimentos básicos de matemática de forma lúdica e interativa por meio de truques de mágica. Tudo para encantar os estudantes.

A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, e a disseminadora Rozania Rosa se apresentaram aos alunos e questionaram sobre os tributos que são pagos pelos cidadãos e que retornam em benefícios a toda sociedade por meio de merenda escolar, segurança, saúde e educação e diversas outras melhorias nos serviços e patrimônios públicos.

Para realizar os truques, o professor Fajardo utilizou diversos objetos como jornal, folhas de papel, dados, cartas de baralho, além dos números e operações matemáticas. “O segredo do sucesso do projeto é cativar os estudantes com truques divertidos. Fica tudo divertido pela forma diferente de aprender”, explica o professor Fajardo.

Em um segundo momento da oficina, Rozania e Rosaura promoveram um bate-papo sobre Educação Fiscal que envolveu muito conhecimento e conscientização sobre o tema. Desde 2017, a Educação Fiscal consta na Base Nacional Comum Curricular como tema a ser trabalhado de forma integradora e transversal a todas as disciplinas. Os estudantes confeccionaram pequenas camisetas de papel estampadas com o Cid Legal, a mascote do PMEF, que de maneira simbólica tomaram forma após os alunos retirarem as partes que representavam coisas negativas sob a visão deles e, também, receberam uma tarefa: sugerir formas de disseminar a Educação Fiscal na escola.

Quem esteve presente na oficina, teve a oportunidade de aprender educação fiscal, matemática, mágica e ainda ser presenteado com uma camiseta do 13º Festival Cid Legal Canta e Dança, evento cultural que envolve toda comunidade escolar.

Para a direção da EMEF CAIC Luizinho De Grandi, o trabalho da ‘matemágica’ é importante para deixar os alunos engajados no ambiente escolar.

“Além das atividades no turno da manhã, os alunos ampliam o tempo de envolvimento com o ambiente escolar usando do lúdico para desenvolver a parte teórica de forma divertida”, destaca Noemi Lenz, orientadora pedagógica do turno da tarde.

As oficinas de Educacão Fiscal e ‘matemágica’ seguirão durante todo o mês de março às terças e quintas-feiras, no EMEF CAIC Luizinho De Grandi, no contraturno da Educação de Jovens e Adultos.

Texto e foto: Fernando Vieira – Acadêmico de Publicidade e Propaganda
Coordenação: Rosaura Vargas
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial