Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Dia de palestras na EMEF Junto...

Educação Fiscal

06/09/2018

Dia de palestras na EMEF Junto ao CAIC Luizinho De Grandi


Coordenadora Adjunta do PMEF, Adriana Aires, ministrou as palestras aos professores.

A escola participará do 10º Festival de Teatro e 12º Festival Cid Legal Canta e Dança.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve presente na EMEF Junto ao CAIC Luizinho De Grandi durante a manhã e tarde desta quarta-feira (05/09), para a realização de palestras, que foram destinadas aos professores dos anos finais e iniciais, respectivamente.

O PMEF esteve representado pela disseminadora Rozania Rosa e pela coordenadora adjunta Adriana Aires, que ministrou as palestras. O assunto abordado foi Educação Fiscal, que envolve a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, a importância de pagar os impostos tal como seu destino e origem, a forma integradora e transversal que os temas devem ser trabalhados em sala de aula junto aos demais conteúdos programáticos da rede de ensino, conforme consta na Base Nacional Comum Curricular.

A coordenadora da EMEF Junto ao CAIC Luizinho De Grandi, Vânia Teresa Meneghetti, valorizou a abordagem do assunto. “Acho importante esse tema ser trabalhado, pois é uma maneira de sensibilizar os alunos e, muitas vezes, esse trabalho acaba alcançando as famílias”, salientou.

Os educadores ficaram a par dos projetos realizados pelo PMEF para apresentar o assunto e suas temáticas, dos anos iniciais aos finais, como o Festival de Teatro e Festival Cid Legal.

A professora Letícia Moro mencionou os motivos que fazem esses trabalhos serem tão importantes. “É fundamental trabalharmos o tema em questão nos anos iniciais, pois é a partir dele que trabalhamos cidadania, direitos e deveres do cidadão”, frisou.

Os professores também ficaram inteirados sobre a importância e funcionamento dos programas de incentivo à emissão e exigência de notas fiscais, “Nota Fiscal Gaúcha” e “Peça Nota Santa Maria”.

 

Nota Fiscal Gaúcha

O NFG tem como objetivo incentivar os cidadãos a pedir a inclusão do número do Cadastro de Pessoa Física na emissão do documento fiscal e conscientizar a população sobre a importância social do tributo. Ao ter o número do CPF incluso em notas fiscais, os cidadãos cadastrados no programa concorrem a prêmios, recebem desconto no IPVA, bem como beneficiam entidades sociais e escolas estaduais com repasses financeiros e as empresas participantes consolidam sua responsabilidade social com Estado e sociedade gaúcha. Conheça e cadastre-se.

Peça Nota Santa Maria

É uma campanha de estímulo a cidadania relacionada ao Programa Municipal de Educação Fiscal que objetiva incentivar a sociedade em geral a solicitar nota fiscal de serviços eletrônica, através da concessão de descontos no IPTU , sorteios de prêmios. Os cadastrados, além destes benefícios, também pode ajudar escolas municipais e entidades sociais. Conheça e cadastre-se.

 

Texto: Fernando Vieira, acadêmico de Publicidade e Propaganda

Fotos: Rozania Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial