Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEF São Carlos recebe Oficinas Pedagógicas

Educação Fiscal

20/06/2018 25/06/2018 12h12m

EMEF São Carlos recebe Oficinas Pedagógicas


Na tarde de quarta-feira (20), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos para realização da Oficina Pedagógica com alunos de pré-escola e 4º ano

A turma de pré-escola da EMEF São Carlos assistiu vídeos sobre educação fiscal, coloriu a mascote Cid Legal e Adriana Aires, coordenadora adjunta do PMEF, conversou com os pequenos estudantes sobre a nota fiscal e a importância de pedi-la ao final de cada compra de mercadorias ou serviços. “[As professoras] interagiram com as crianças, o que tornou a atividade muito envolvente”, disse a educadora do Pré-A, Joelma da Rosa. Ela também salientou que o trabalho realizado foi muito interessante e adequado para a faixa etária.

Com as turmas de 4º ano, a Oficina Pedagógica foi realizada em conjunto. Os alunos desenvolveram atividades como caça-palavras e procure o erro, assistiram aos vídeos “Consciência Tributária” - um dos vencedores do 2º concurso de curta-metragem Luz, Câmera e Educação Fiscal, e outro com a declamação do poema de Elisa Lucinda “Só de Sacanagem” pela cantora mineira Ana Carolina. Também foi feita uma roda de conversa dos estudantes com Adriana Aires e a disseminadora Rozania Rosa, que comentou sobre o quão interessante foi a interação com os alunos. “Fizeram muitas perguntas, o que demonstra que estavam prestando atenção”, ressaltou ela.

Jaqueline Ledur, professora de uma das turmas de 4º ano, disse que a Oficina Pedagógica é um chamamento para o conhecimento sobre nosso dinheiro e como somos responsáveis por ele. “É importante para conscientizar os alunos sobre a realidade que ignoramos”, enfatizou.

Além dos materiais diversificados e da linguagem de fácil entendimento pelos estudantes, a professora do 4º ano Daniele Barros se mostrou muito satisfeita com o envolvimento dos alunos e o resultado do trabalho em sala de aula. “O conteúdo trabalhado mostra-se importante para relacionar os ambientes sociais, dentro e fora da escola”, complementou a educadora, que também ressaltou a importância de trazer a informação sobre as questões fiscais e o investimento público às crianças.

 

Texto: acadêmica de jornalismo Bibiana Campos

Fotos: Rozania Rosa/Divulgação PMEF

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial