Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Varal da Cidadania aquece corações na...

Educação Fiscal

08/06/2018 08/06/2018 13h45m

Varal da Cidadania aquece corações na EMEI Ady Schneider Beck


Turma de pré-escola recebe brinquedos no Varal da Cidadania.

Alunos e professores de maternal e pré-escola da EMEI Ady Schneider Beck recebem o projeto Varal da Cidadania.

Durante todo o dia, a Escola Municipal de Educação Infantil Ady Schneider Beck, na vila Maringá, recebe a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal para a realização do Varal da Cidadania. Pela manhã, a atividade aconteceu com três turmas de pré-escola, com alunos entre quatro e cinco anos. À tarde, os estudantes são da pré-escola e duas turmas de maternal, com crianças entre dois e quatro anos.

As professoras Roseméri Santos, Janete Vargas e Gládis Piccinin iniciaram a introdução à educação fiscal com apresentação de vídeos sobre cidadania da Receita Federal, e realizaram combinados e acordos com as crianças para mostrar que também se vive em sociedade em sala de aula, contextualizando o tema com algo próximo para facilitar a compreensão inicial. Dando continuidade no trabalho, desenvolveram com as crianças atividades lúdicas com colagem e conversas sobre o caminho da nota fiscal e como os impostos pagos retornam.

Turmas de maternal de ambos os turnos também realizaram trabalho de educação fiscal junto às professoras. “O Trifisco é um boneco que fica na porta da escola ‘recolhendo’ notas fiscais trazidas pelos pais dos alunos. A proposta do trabalho é estreitar o vínculo da escola com as famílias e conscientizar sobre a necessidade de pedir nota fiscal, seja no comércio ou na prestação de serviços”, diz Janete Vargas, professora de maternal e coordenadora do turno da manhã.

Rozania Rosa, disseminadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, reforçou sobre o retorno dos impostos à sociedade com todas as turmas participantes do varal, com exemplo sobre a luz, a merenda nas escolas e as vacinas, que previnem doenças sazonais, pois são serviços essenciais para todos os cidadãos. No Varal da Cidadania de hoje, as crianças receberam toucas, meias, agasalhos e brinquedos, produtos resultantes de apreensões realizadas pela Receita Federal do Brasil e destinadas à Prefeitura de Santa Maria.

 

Texto: acadêmica de jornalismo Bibiana Campos
Fotos: Bibiana Campos/Divulgação PMEF
Coordenadora: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial