Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEF Ione Medianeira Parcianello recebe o...

Educação Fiscal

18/04/2018 19/04/2018 15h17m

EMEF Ione Medianeira Parcianello recebe o projeto Varal da Cidadania


Os trabalhos realizados pela escola já visam a participação em mais projetos da Educação Fiscal

 

A parceria entre as escolas da Rede Municipal e o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), tem como objetivo incentivar professores e alunos a trabalhar cada vez mais o tema Educação Fiscal de forma integradora, inter e transdisciplinar em sala de aula. Uma das iniciativas que faz sucesso entre a comunidade escolar é o Varal da Cidadania. Na manhã da última quarta-feira (18), foi a vez da Escola Municipal Ione Medianeira Parcianello receber o projeto.

Os alunos dos anos finais (6º ao 9º) participaram com a coordenadora adjunta do Programa Municipal, Adriana Aires e com a disseminadora, Rozania Rosa. Cada turma desenvolveu algum trabalho relacionado com a Educação Fiscal em sala de aula e que foi apresentado para as integrantes do PMEF durante o momento das atividades do Varal.

Um dos destaques da escola é a integração promovida pelos professores de diferentes disciplinas, com os alunos. Um exemplo é o trabalho realizado pelo 6º e 7º ano, que foram envolvidos na mesma temática com a professora de ciências, Joele Baumart tendo auxílio da coordenadora pedagógica, Nadir Carvalho.

O 6º ano produziu um teatro, baseado na consciência ecológica, alimentos saudáveis e a ligação entre o consumismo necessário e o dispensável. O que levou a peça teatral até o mercado e trouxe a tona a importância de pedir a Nota Fiscal.

Seguindo a mesma linha de trabalho, o 7º ano desenvolveu um painel, fixado na entrada da escola, com uma reprodução da mascote Cid Legal e ressaltando a campanha de incentivo a emissão de nota fiscal, Peça Nota Santa Maria.

Os alunos do 8º ano, também irão trabalhar por meio de um teatro, mas em busca de um resgate histórico, a partir da chegada dos escravos no Brasil e de tudo que veio com eles. Principalmente as doenças que afetaram boa parte da população na época e algumas que permanecem em nossa sociedade até hoje, o que muitas vezes ocasiona um problema de saúde pública, fazendo assim a ligação com a Educação Fiscal (correta aplicação dos recursos públicos).

Além da poesia e do rap sobre a Educação Fiscal criado por alunos do 7º ano, ficou combinado que 7º e 8º ano irão desenvolver ainda uma coreografia de dança para ser apresentada na 12º edição do Festival Cid Legal Canta e Dança. As peças de teatro também serão inscritas para partcipar do 10º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena.

 

Texto: acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Equipe PMEF
Coordenação: Rosaura Vargas 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial