Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Projeto Educacional Varal da Cidadania teve...

Educação Fiscal

28/03/2018 28/03/2018 15h10m

Projeto Educacional Varal da Cidadania teve início nesta terça-feira


O varal da cidadania busca conscientizar sobre a função socioeconômica do tributo, motivando a todos na busca de informações sobre os prejuízos causados pela sonegação, descaminho e contrabando

 

Na última terça-feira (27/03), teve início mais uma edição do projeto Varal da Cidadania. A primeira instiuição que recebeu o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) foi a Escola Municipal Maria de Lourdes Castro. No total, 13 turmas, 10 professores e cerca de 350 alunos, da pré-escola ao 5º ano participaram da atividade que aconteceu durante todo o dia.

A atividade foi orientada pelas coordenadoras do PMEF, Rosaura Vargas e Adriana Aires, além de contar com o auxílio da disseminadora, Rozania Rosa e da estagiária Mariana Caramês. A mascote do Programa Municipal, Cid Legal, também esteve na escola e fez a alegria das crianças, que estavam animando a atividade.

Para participar do projeto Educacional Varal da Cidadania o aluno deve apresentar o trabalho realizado em sala de aula sobre Educação Fiscal além de uma nota fiscal para trocar por um produto, destinado pela Receita Federal do Brasil ao PMEF.

Dentre os trabalhos realizados, os alunos confeccionaram cofres para entender sobre a utilização do dinheiro, utilizaram o Informativo Cid Legal, contas de água e de luz para aprender sobre impostos e tributos, além de realizar atividade de mercadinho, que simula o momento da compra e venda com a emissão de nota fiscal.

Segundo a diretora da escola, Silvana Guerino os professores estão envolvidos e comprometidos com as ações do PMEF, desta vez, especificamente o Varal da Cidadania. “Foi um dia lindo, de vivências extraordinárias, os olhos dos pequenos brilharam e os nossos corações ficaram cheios de alegria”, comemorou Silvana.

A próxima escola a receber o Varal da Cidadania será a EMEF Erlinda Minoggio Vinadé, no dia 13 de abril.

 

Texto: acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Equipe PMEF
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial