Educação Fiscal

09/03/2018 19/03/2018 09h29m

Escola Municipal Fontoura Ilha participa do Programa de Visitas Orientadas ao Legislativo


O objetivo da atividade é que a população conheça a Câmara e o trabalho dos vereadores da cidade

 

Na última quinta-feira (08), professores e alunos do 8º e 9º ano da EMEF Fontoura Ilha visitaram a Câmara de Vereadores de Santa Maria, acompanhados de integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), para participar do Programa de Visitas Orientadas na sede do Legislativo.

O roteiro do passeio incluiu explanações sobre o prédio, visita às exposições em andamento, apresentação da estrutura e funcionamento da Casa Legislativa e as dependências da instituição. Além disso, os alunos acompanharam parte da Sessão Plenária Ordinária do dia.

O professor Vicente Brondani contou que uma aula diferente para os alunos é sempre importante e conhecer o local e o trabalho dos vereadores, favorece na construção da cidadania.

O grupo da Escola Fontoura Ilha teve a companhia da coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, junto dos professores, Karina Nunes, Ceres Pistoia e Vicente Brondani, que se deu pela participação dos mesmos no projeto Estudante Cidadão, que busca incentivar os estudantes a conhecer os problemas da escola e/ou da comunidade e buscar soluções para os mesmos, através de práticas continuadas de atitudes cidadãs.

Segundo Rosaura, um trabalho prévio em sala de aula, pode trazer um momento ainda mais proveitoso aos visitantes. Pois com o conhecimento sobre as funções do orgão Legislativo, qualquer dúvida pode ser sanada a partir da visita.

“É importante que os alunos conheçam o poder legislativo do seu município, saibam principalmente a função do mesmo e que por ali passam vários projetos de lei, que são fundamentais para a nossa sociedade”, colocou a professora Karina Nunes.

Ela diz ainda que a cidadania é um grande norteador para as escolas e os alunos devem reconhecer seus deveres para poder exigir seus direitos e colocá-los em prática no seu cotidiano.

Na próxima terça-feira (13), a Escola Municipal Altina Teixeira levará os alunos dos anos finais para realizar a visitação ao Legislativo.

 

Texto: acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Fabricio Vargas
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial