Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Tarde de apresentações artísticas na 9ª...

Educação Fiscal

04/11/2017 07/11/2017 15h13m

Tarde de apresentações artísticas na 9ª edição do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena


Mostra, promovida pela Prefeitura de Santa Maria, movimentou alunos de 12 instituições de ensino

 

O sábado (04) foi de teatro e lições de cidadania para alunos de nove escolas da Rede Municipal de Ensino e de três instituições particulares, em Santa Maria. As crianças participaram do 9º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena, no Salão Nobre Irmão Gelásio, no Colégio Marista Santa Maria. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), busca valorizar as artes cênicas aplicadas ao exercício da cidadania, utilizando os conceitos da Educação Fiscal.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação, Lúcia Madruga, da coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, do coordenador do Serviço de Auditoria do Tribunal de Contas em Santa Maria, Marco Feltrin, e de integrantes da Comissão Avaliador da mostra (veja relação completa abaixo). Antes de desejar a todos uma tarde de muito conhecimento, arte e troca de informações, Lúcia Madruga enfatizou a importância do evento.

“É muito bonito ver a disposição das crianças em subir no palco para apresentarem seus trabalhos. Esse é um jeito lúdico de aplicar os conhecimentos ensinados pelo Programa Municipal de Educação Fiscal e para o qual damos total apoio”, enfatizou a secretária.

Rosaura Vargas explicou que o Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena não se trata de uma competição, mas de uma grande mostra artística onde todas as escolas participantes ganham destaque e reconhecimento, além de prêmios destinados pela Receita Federal.

“É importante a participação das instituições de ensino nesse evento, cujo objetivo principal é promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania. E todas as escolas são premiadas, graças ao apoio e parceria que temos com a Receita Federal.

Ansiosos para subir ao palco, Sabrina Brum da Silva, Douglas da Silva e Gabrielle Ávila Antonello, alunos do 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira, se preparavam para apresentar a coreografia de dança “Quem, com o suor do rosto, movimenta a economia do país?”. A apresentação utilizou a música “Trabalhador Brasileiro”, do cantor Seu Jorge, para mostrar os direitos sociais e deveres de diversas profissões que contribuem com os impostos e exigem a nota fiscal nas compras ou serviços.

“Para nós é muito interessante mostrar os conhecimentos que a gente aprende com a Educação Fiscal através da música e da dança. Hoje a gente já sabe a importância de pedir a nota fiscal e ensina isso em casa para os nossos pais”, explicou Douglas, de 14 anos.

Participaram das apresentações alunos das escolas EMEF Perpétuo Socorro; EMEF Pão dos Pobres Santo Antonio; EMEI Sinos de Belém; EMEF Irineo Antoline; EMEF Altina Teixeira; EMEF Diácono João Luiz Pozzobon; EMEF junto ao CAIC Luizinho de Grandi, EMEI João Franciscatto; Escola Santa Catarina; Instituto São José e EEF Lar de Joaquina.

 

SOBRE O PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Câmara Municipal de Vereadores, e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

COMISSÃO AVALIADORA
Gerson Luiz Teles Costa – representando a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Maria
Camila Borges – representando a Universidade Federal de Santa Maria
Ivanice Zanini Schultes – delegada adjunta da Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria
Martha Segato – representado a 8ª Coordenadoria Regional de Educação
Gisele Bauer Mahmud – representado a Secretaria Municipal de Educação
Reinaldo Guidolin – representando a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
Rosemar de Fátima Vestena – professora do Centro Universitário Franciscano (Unifra)
Orlando Fonseca – conselheiro municipal de Políticas Culturais de Santa Maria (segmento Livro, Leitura e Literatura)
Aline Rigão de Vargas – conselheira municipal de Políticas Culturais de Santa Maria (segmento Tradição e Folclore)
Laédio José Martins – conselheiro municipal de Políticas Culturais de Santa Maria (segmento Teatro)
Roberta Schneider da Silva – representando o Tribunal de Contas

Veja algumas fotos das apresentações do dia 04 de novembro 

Confira as fotos do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena - Parte 1

Confira as fotos do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena - Parte 2

Confira as fotos do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena - Parte 3

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial