Educação Fiscal

27/10/2017 27/10/2017 14h38m

Varal da Cidadania: EMEFs José Paim e Duque de Caxias recebem projeto da Educação Fiscal


Alunos e professores imergiram nos temas da Educação Fiscal junto do PMEF

 

Com o objetivo de incentivar as escolas do Município a trabalhar com o tema Educação Fiscal e fortalecer as ações já iniciadas, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), visitou, na última quarta (24) e quinta-feira (25), as Escolas Municipais José Paim de Oliveira e Duque de Caxias. As instituições abriram as portas para participar do projeto Varal da Cidadania.

Conforme a disseminadora Rozania Rosa, o intuito da visita à escola foi incentivar o trabalho desenvolvido pela instituição no que se refere à Educação Fiscal, bem como disseminar informações sobre os projetos desenvolvidos pelo PMEF.

Demonstrando a efetiva participação da escola, os alunos dos anos finais (6º ao 9º) da EMEF José Paim apresentaram os trabalhos confeccionados para o Varal. Na escola Duque de Caxias, a atividade abordou os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da etapa III e IV.

A coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires realizou uma roda de conversas com as turmas para refletir sobre a importância da emissão das notas fiscais e do cadastro nos programas de incentivo a emissão de notas fiscais eletrônicas Nota Fiscal Gaúcha e Peça nota Santa Maria.

No momento da realização do Varal aconteceu a apresentação de trabalhos como história em quadrinhos, desenhos, acrósticos, redação, e tirinhas todos desenvolvendo temas como corrupção, sonegação, direito e deveres e emissão de Nota Fiscal

 

SAIBA MAIS

O Varal da Cidadania tem por objetivo conscientizar a população sobre a função socioeconômica do tributo, despertar no cidadão o conhecimento para que acompanhe a arrecadação e a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública. No dia da realização do projeto, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho ou um brinquedo), destinado pela Receita Federal do Brasil ao PMEF.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Texto: acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Rozania Rosa
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial