Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal: centenas de pessoas comparecem...

Educação Fiscal

02/10/2017 03/10/2017 09h30m

Educação Fiscal: centenas de pessoas comparecem à abertura do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança


Alunos de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino, nas categorias de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, prepararam uma série de apresentações

A dança, a música e a arte movimentaram este sábado (30), dia em que foi realizada a abertura do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança, nas categorias de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. Centenas de professores, alunos e famílias lotaram a quadra principal do Centro Desportivo Municipal (CDM) para prestigiar as apresentações preparadas pelas dez escolas do Município. O evento, realizado pela Prefeitura de Santa Maria, foi de muita festa, mas, acima de tudo, de conscientização sobre a importância do tributo e o retorno que ele traz à sociedade.

O festival, promovido pelas secretarias de Finanças e Educação, contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, que lembrou a todos a necessidade de se mudar culturas na sociedade, como a de solicitar as notas fiscais e combater as sonegações de impostos.

“A Educação Fiscal é uma questão de cidadania e que começa justamente com as crianças. Essa tarde, só temos a agradecer aos pais e as escolas, por trazerem os filhos e os alunos para aprenderem um pouco mais sobre a importância dos tributos. É tudo uma questão de conscientização e, com estes trabalhos, vamos crescendo e mudando a cultura”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

A coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância das escolas na Educação Fiscal. Segundo ela, o assunto ganha ainda mais destaque através do trabalho e empenho dos professores em sala de aula.

“Os professores aceitaram trabalhar a cidadania, a função social do tributo e o combate à sonegação com os estudantes. Só assim conseguimos atingir um grande público para, futuramente, termos uma sociedade mais justa”, ressaltou Rosaura.

Ao todo, foram realizadas 16 apresentações de dez escolas do Município. As crianças mostraram desenvoltura nas danças, criatividade nas paródias e, claro, muito conhecimento sobre a Educação Fiscal. O 11º Festival Cid Legal Canta e Dança terá continuidade no mês de outubro. No dia 06, ocorre a etapa da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio e Comunidade, no Salão de Nobre do Clube Recreativo Dores. No mesmo local, nos dias 06 e 07 de outubro, a categoria é de Ensino Fundamental.

Também participaram da solenidade de abertura, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; a secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Rocha Farias; Gerson Luiz Teles Costa, representando a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Maria; a professora Gabriela Araujo, que representou a UFSM; a professora Martha Segatho, representando a 8ª Coordenadoria Regional de Educação; o superintendente de Cultura, Esporte e Lazer, Cássio Corbellini; e, representando o Mobrec, a professora Neuza Pereira.

ESCOLAS PARTICIPANTES
 Centro de Educação Infantil Casa da Criança
EMEF Adelmo Simas Genro
EMEF Fontoura Ilha
EMEF João da Maia Braga
EMEF Lourenço Dalla Corte
EMEI Darcy Vargas
EMEI João Franciscatto
EMEI Prof.ª Ady Schneider Beck
EMEI Santa Rita de Cassia
EMEI Sinos de Belém

Veja as fotos do evento!

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial