Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Redes municipal e estadual recebem classificatória...

Educação Fiscal

26/09/2017 27/09/2017 10h41m

Redes municipal e estadual recebem classificatória do Festival Cid Legal Canta e Dança 2017


Neste sábado ocorre o 11º Festival, na categoria Educação Infantil, no Centro Desportivo Municipal (CDM)

 

Há menos de uma semana do início das atividades do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança - categoria Educação Infantil - o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) segue visitando as escolas municipais e estaduais para realizar a etapa classificatória do evento. Na manhã desta terça-feira (26), as escolas municipais Fontoura Ilha, João Franciscatto e Ady Schneider Beck além da estadual Naura Teixeira, receberam as integrantes do PMEF que acompanharam as produções de dança e paródia sobre as diversas temáticas da Educação Fiscal.

A etapa de classificação na escola é parte fundamental, pois credencia as apresentações desenvolvidas por professores e alunos à participar de mais uma edição do festival. A coordenadora adjunta, Adriana Aires e a disseminadora, Rozania Rosa, dividiram-se para dar conta de atender todas as escolas.

Na Escola Estadual Naura Teixeira, o PMEF contou com a participação dos responsáveis pela Educação Fiscal na 8ª Coordenadoria de Educação (CRE), Valnês Camargo e Martha Segatto. Eles acompanharam as duas paródias desenvolvidas por três alunas do 8º ano, orientadas pela professora Daniela da Trindade. Segundo ela, o primeiro desafio foi fazer eles entenderem o tema dos tributos, fiscalização, etc.

“Começamos aos poucos, pedimos para que trouxessem uma conta de luz e fomos explicando sobre os impostos, e eles entenderam que a única solução é essa, cumprindo nossos deveres para poder exigir nossos direitos”, concluiu Daniela.

Na escola de Educação Infantil João Franciscatto, a dança dos alunos da pré-escola abordou o tema do meio ambiente, por meio da música “Herdeiros do Futuro” do artista Toquinho e foi coordenada pela professora, Camila Parigi. Ela conta que os alunos levam estas informações sobre cidadania para casa, para os pais e muitas vezes a própria família não tem o conhecimento sobre o tema e Isso desperta a curiosidade.

“Nós procuramos explicar que os recursos dos impostos vão para melhorias, e então tudo isso já é a formação inicial de um cidadão que seja ativo que seja crítico, que é o que tanto falta hoje em dia”, afirmou Camila.

Os alunos da EMEF Fontoura Ilha desenvolveram coreografias de dança. A professora do 1º ano Evelise Ferret, utilizou a música “Normal é ser Diferente” do grupo Grandes Pequeninos, enquanto na turma da pre-escola, a música escolhida pela professora Cristiane Robaert foi “Depende de Nós”, do cantor Ivan Lins. Na ocasião, o PMEF aproveitou para realizar a entrega dos brindes pela participação da escola na edição de 2016 do Festival Cid Legal.

A EMEI Ady Schneider Beck, também levará ao festival uma coreografia de dança, encenada sobre a música da artista, Angélica, “Cuida de Mim”. Os alunos foram orientados pela professora Jandimara Forsin.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Pedro Lucca e Mariana Caramês
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial