Educação Fiscal

11/09/2017 11/09/2017 17h26m

Escolas da Rede Municipal de Ensino representaram a Educação Fiscal no desfile de 7 de setembro


Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CAIC Luizinho De Grandi

O prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Educação, Lúcia Madruga, desceram do palanque e prestigiaram a passagem dos alunos, professores e demais servidores

As escolas da Rede Municipal de Ensino que desfilaram pela Avenida Medianeira, na última quinta-feira (07), também levaram para as homenagens aos 195 anos da Independência do Brasil temas importantes à sociedade, como a Educação Fiscal. Na oportunidade, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas salas de aulas, que são apoiados pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) em parceria com as instituições de ensino.

Segundo a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, as ações mostram que os trabalhos realizados ao longo dos 15 anos dão resultados positivos. “Vendo o desfile, com a presença forte da Educação Fiscal nas escolas, nos dá esperança de ter uma sociedade melhor, com ética, respeito e cidadania. Parabéns aos professores, estudantes, pais e parceiros”, comemorou Rosaura.

O programa Peça Nota Santa Maria, que incentiva a emissão de notas fiscais eletrônicas, concedendo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e prêmios em dinheiro, veio em destaque na avenida com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CAIC Luizinho de Grandi. Para a professora Claucia Silveira, desenvolver a temática da Educação Fiscal é muito importante, pois desperta diversos questionamentos e incentiva à cidadania

“O PMEF nos proporciona trabalhar todos os valores necessários à vivência em sociedade, e também a descoberta de novos talentos na escola, por meio dos projetos desenvolvidos nas escolas”, disse a professora.

FESTIVAL CID LEGAL CANTA E DANÇA

Já a 11ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança foi representado pelas escolas Sinos de Belém, João Franciscatto, Martinho Lutero, Pinheiro Machado, João da Maia Braga, São Carlos e CAIC. A confecção das camisetas, utilizadas no desfile, deu-se por meio da parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Caixa Econômica Federal.

A coordenadora adjunta do PMEF e especialista em História do Brasil, Adriana Aires, afirma que a transformação do país passa, também, pela Educação Fiscal.

“As nove escolas que participaram do desfile levaram para a avenida um pouco desta transformação, que não deve ser somente nos nossos dirigentes, mas de toda a população e começa exatamente pelos nossos estudantes” afirmou ela.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial