Educação Fiscal

01/09/2017

Varal da Cidadania envolve alunos dos anos iniciais até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Calendário da Educação Fiscal contemplou duas escolas na última quinta-feira

 

Sempre em busca de incentivar professores e alunos a desenvolver as temáticas da Educação Fiscal em sala de aula, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), percorre as escolas do município para conhecer os trabalhos e realizar uma troca de conhecimentos por meio das atividades realizadas. Desta forma, na última quinta-feira (31), as Escolas Municipais Intentende Manoel Ribas e Reverendo Alfredo Winderlich receberam a coordenadora adjunta, Adriana Aires e a disseminadora, Rozania Rosa para participar do projeto Varal da Cidadania.

Cerca de 80 alunos entre educação infantil (pré-escola) e anos iniciais (1º ao 5º) da EMEF Intendente Manuel Ribas participaram do Varal no período da tarde. Segundo a professora, Viviane Alves, o trabalho realizado sobre Educação Fiscal na escola tem como objetivo despertar nos alunos a consciência social e a necessidade de contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária.

A professora Dariene Brudi afirma que a Educação Fiscal é direito de todo cidadão. “Com ela, os alunos tem acesso a conhecimentos que os tornam mais autônomos e capazes de lutar por seus direitos e cumprir com os seus deveres que vem ao encontro da coletividade”, concluiu.

As apresentações de teatro, paródia e jogral que foram produzidas pelos professores e alunos para foram acompanhadas de perto pelas integrantes do PMEF e serão classificadas para participar da 11ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança.

 

EMEF Reverendo Alfredo Winderlich

No turno da noite, foram os alunos da modalidade Educação Jovens e Adulto (EJA), etapa 3 e 4, que receberam o projeto do Varal da Cidadania. Eles apresentaram as poesias desenvolvidas em sala de aula, pré-requisito para participar do projeto e que posteriormente serão classificadas para subir ao palco do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança.

Segundo a diretora, Elenara da Silva a escola participa do Programa Educação Fiscal por acreditar que através da educação conseguiremos conscientizar os educandos e a comunidade escolar para a importância de se acompanhar os gastos públicos e entender a função dos impostos na condução de um município.

“Nós trabalhamos o conjunto de informações que leva a cada aluno a importância da participação no exercício da cidadania, praticado através do combate a sonegação fiscal no Município afim de construir um elo entre o conhecimento escolar, a necessidade social e a qualidade de vida dos cidadãos”, completou.

 

VARAL DA CIDADANIA
O projeto Varal da Cidadania tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas previamente em sala de aula e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são fruto de apreensões da Receita Federal do Brasil e posteriormente destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Rozania Rosa
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial