Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Alunos da escola municipal Castro Alves...

Educação Fiscal

25/08/2017 25/08/2017 13h49m

Alunos da escola municipal Castro Alves participam de atividades voltadas à cidadania


Os alunos apresentaram as produções desenvolvidas em sala de aula para as integrantes do PMEF. (Foto: Rosaura Vargas)

EMEF Castro Alves recebeu a coordenação do Programa Municipal de Educação Fiscal, nesta quinta-feira

 

Na tarde da última quinta-feira (24), a Escola Municipal Castro Alves abriu as portas para receber o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e participar do projeto Varal da Cidadania. A atividade foi voltada aos alunos dos anos iniciais da escola (1º ao 5º) e tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula.

As oito turmas envolvidas no projeto trabalharam os temas da Educação Fiscal de forma interdisciplinar a fim de consolidar o processo de construção do conhecimento para então traduzir isto em coreografias de dança, paródias, trabalhos murais, fanzines e maquetes. A atividade foi desenvolvida pelas coordenadoras Rosaura Vargas e Adriana Aires, junto da disseminadora Rozania Rosa.

Quem participou ativamente e auxiliou as integrantes do PMEF foi o núcleo diretivo da escola, formada pela diretora, Rejane Trindade e as coordenadoras pedagógicas dos anos iniciais e finais, Sônia Machado e Lourdes de Ávila, além das professoras responsáveis por cada turma.

Segundo Rosaura, as apresentações estavam dentro do tema da Educação Fiscal e o comportamento dos alunos foi mais um exemplo do pleno exercício de cidadania. “O envolvimento e comprometimento de todos na escola foi incrível. A criatividade demonstrada nos trabalhos expostos, nas paródias, renovou a nossa esperança em uma sociedade mais ética”, finalizou ela.

Os trabalhos de fanzine realizados pelos alunos do 5º ano, com a supervisão da professora Naldivana Bavaresco, se destacaram entre os demais pelo discernimento das crianças acerca do tema e da situação atual do país. Exemplo disso é o que disseram as alunas Bhrenda Vinholes, Laura Dias e Yuri Corrêa e Cristhina Bonassa.

“Tente imaginar um mundo sem professores. É só imaginar um mundo sem nenhuma outra profissão”.

“O dinheiro que pagamos de impostos vai para o governo, que deve usa-lo para manter os serviços públicos de qualidade, cuidar das cidades e do interior”.

 

FESTIVAIS DA EDUCAÇÃO FISCAL
A EMEF Castro Alves participa com frequência nos projetos da Educação Fiscal ao longo dos 15 de existência. Não seria diferente nas edições de 2017 do Festival Cid Legal Canta e Dança e do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena. Ambos acontecem a partir do mês de setembro. Para consultar as datas e locais basta acessar a página do PMEF por meio do link, http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/.

 

VARAL DA CIDADANIA
O projeto Varal da Cidadania tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas previamente em sala de aula e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são fruto de apreensões da Receita Federal do Brasil e posteriormente destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

 

PMEF
O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

 

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial