Educação Fiscal

23/08/2017 24/08/2017 09h23m

Classificatória do Festival Cid Legal passa pela Escola Municipal Pão dos Pobres Santo Antônio


Programa realizou atividades na Escola Pão dos Pobres (Foto: Pedro Lucca)

Os meses de setembro e outubro estão reservados para mais uma edição do festival

 

Quanto mais se aproxima a data do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança, as escolas do município aprimoram as apresentações e recebem o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) para a seleção classificatória do festival. Na manhã desta quarta-feira (23), a Escola Municipal Pão dos Pobres Santo Antônio deu início as atividades e apresentou 24 das 153 produções desenvolvidas por professores e alunos, entre paródias, danças e poesias.bloco

O objetivo das visitas nas escolas é selecionar e decidir quem subirá ao palco do Centro Desportivo Municipal (CDM), no dia 30 de setembro e 06 e 07 de outubro, no Clube Recreativo Dores. A comissão avaliadora foi formada pela coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires, pela disseminadora Rozania Rosa e pelo representante da Secretaria Municipal de Educação, professor Luís Moraes.

“Foi muito bacana participar agora como representante da Secretaria da Educação. Eu também vivenciei e tive momentos de apresentação aqui. As turmas que eu tinha, participaram do festival e eu vejo que a cada ano eles se superam. Em comparação com outros anos que tiveram muitas dificuldades de desenvolver os trabalhos, hoje, já se tornou algo mais tranquilo e mais natural nesta caminhada”, afirmou Moraes.

A abertura contou com a apresentação do grupo de percussão “Batuca Dantão” formado por mais de 50 alunos, que são coordenados pelo voluntário e mestre de bateria Dantão da Rosa. Após as solenidades e manifestação das autoridades presentes, a manhã de apresentações teve início com a diretora Nádia de Cecco, que declamou uma poesia de sua autoria sobre cidadania e Educação Fiscal. Em seguida, a professora Medianeira Garcia mediou os demais trabalhos criados pelos professores e alunos para subirem ao palco do auditório da escola.

Entre as temáticas da Educação Fiscal escolhida para as produções, se destacaram o combate a sonegação e corrupção , a importância da emissão e solicitação da Nota Fiscal, o cumprimento dos deveres para obtenção dos direitos, bem como a cidadania de uma forma geral.

Segundo a aluna do 9º ano, Maria Luiza Rios o projeto da Educação Fiscal é importante porque começa desde pequeno com os alunos. Ela diz que na situação em que o Brasil está, precisa de pessoas que saibam o que está acontecendo e o que precisam fazer para mudar, pois na visão dela, só esperar pelos outros não adianta, todos tem que fazer a sua parte.

“Para mim é uma grande honra participar do festival, é muito bom poder expressar o que eu aprendi e o que eu acho que nós poderíamos fazer para muda o Brasil e representar a nossa escola”, concluiu ela.

Para que seja possível acompanhar todas as apresentações, a atividade segue durante a tarde desta quarta (23) e na manhã da próxima quinta-feira (24), nas dependências da escola.

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Coordenação Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial