Educação Fiscal

23/08/2017 23/08/2017 11h51m

Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia recebe o projeto Varal da Cidadania


Brindes destinados pela Receita Federal e distribuídos pelo PMEF fizeram a alegria das crianças

 

Para mostrar que não existe idade ideal para aprender sobre Educação Fiscal e cidadania, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), realizou mais uma edição do projeto Varal da Cidadania, na manhã desta terça-feira (22). Desta vez, a visita do programa ocorreu na Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, no Bairro Itararé.

A coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires, com o auxílio da disseminadora Rozania Rosa, estenderam o Varal para três turmas da escola durante a manhã. Duas turmas do Maternal e uma turma de Pré-escola participaram da atividade. Mais de 70 alunos estiveram envolvidos no projeto, além de professores e estagiários.

Os alunos trabalharam diversas atividades relacionadas à proteção do meio ambiente, como destinação correta do lixo, a importância dos recursos hídricos para os seres vivos, combate aos focos do mosquito Aedes aegypti e também o uso correto e moderado de energia elétrica em suas casas.

Segundo a diretora da escola, Ana Lúcia Vila Real, o Varal da Cidadania é uma oportunidade para os alunos se sentirem valorizados por desenvolver o trabalho, trazer a nota e trocar por um brinquedo. “Nós trabalhamos a Educação Fiscal há muito tempo e, a partir dele, as crianças estão desenvolvendo mais a cidadania. O importante é eles levarem isto para casa e envolver toda a comunidade, não ficar somente no âmbito escolar”, completou a diretora.

 

FESTIVAL CID LEGAL CANTA E DANÇA
Durante a oportunidade, as integrantes do PMEF aproveitaram para acompanhar o ensaio de uma coreografia de dança dos alunos da Pré-escola, coordenados pela professora Regina Marchi. O grupo vai participar do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança, que acontece no dia 30 de setembro, no Centro Desportivo Municipal (CDM).

 

VARAL DA CIDADANIA
O projeto Varal da Cidadania tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas previamente em sala de aula e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são fruto de apreensões da Receita Federal do Brasil e posteriormente destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

 

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL 
O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial