Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal e cidadania entram em...

Educação Fiscal

17/08/2017 23/08/2017 11h55m

Educação Fiscal e cidadania entram em pauta na unidade da ULBRA-SM


A intenção do encontro é de encurtar relações e disseminar a Educação Fiscal em todos âmbitos da sociedade

 

Na noite de segunda-feira (14), a ULBRA Santa Maria realizou a primeira edição do semestre, do Programa Institucional Contínuo de Formação Humana - PFH, e abordou as diversas temáticas sobre Educação Fiscal. Para debater o assunto, o evento teve a participação da coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas. A palestra foi destinada a acadêmicos e professores, dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância da Instituição.

O Professor do Curso de Direito, Marcelo Almansa fez a mediação do evento, que debateu as finalidades de propagar os conceitos de cidadania fiscal, em que Rosaura ressaltou assuntos como função social do tributo, arrecadação, programas Nota Fiscal Gaúcha e Peça Nota Santa Maria, orçamento, programação e aplicação dos recursos, controle social, educação e cultura.

A Coordenadora reforçou o convite aos alunos para os cursos oferecidos gratuitamente fruto da parceria entre PMEF e a Escola de Administração Fazendaria (ESAF/MF). Neste segundo semestre de 2017, professores, alunos e público em geral podem participar do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal e do Curso de Educação Fiscal: Tributação,Orçamento e Coesão Social.

Conforme o acadêmico de direito Jackson da Silva, o tema Educação Fiscal deve ser trazido a tona e debatido. “A importância é tamanha, haja visto que para qualquer recurso de utilização pública é essencial a produção de mais notas, assim haverá de fato uma gestão pública para a cidade”, concluiu ele.

O PFH tem objetivo de abordar questões contemporâneas e imprescindíveis à construção de conhecimentos e despertar da sensibilidade e humanidade que se espera dos egressos da ULBRA. Este é o primeiro, dos encontros que abordarão os temas: étnicos raciais, políticas de educação ambiental, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, direitos humanos, direitos especiais e das minorias, identidade de gênero, política e demais assuntos contemporâneos durante o semestre letivo.

O professor Marcelo Almansa fez uma breve análise do que foi a palestra para os estudantes instituição. “Foi bastante instrutiva a apresentação do tema Educação Fiscal. Suscitou nos estudantes diversos questionamentos” afirmou. Segundo ele, outro ponto que chamou a atenção dos alunos e despertou curiosidade, foi a nota fiscal eletrônica.

 

Texto: Assessoria de Imprensa ULBRA
Edição: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: ACS
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial