Educação Fiscal

16/08/2017 17/08/2017 10h58m

Varal da Cidadania movimentou a terça-feira da EMEF Lourenço Dalla Corte


A atividade se estendeu durante todo o dia e envolveu todos alunos da escola

 

Na última terça-feira (15), a EMEF Lourenço Dalla Corte recebeu o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) para participar do projeto Varal da Cidadania. A coordenadora adjunta, Adriana Aires, junto da disseminadora Rozania Rosa, estiveram durante todo o dia na escola e envolveram alunos da educação infantil, anos iniciais e finais no projeto de Educação Fiscal.

Durante a parte da manhã, a atividade se deu com os alunos dos anos iniciais (1º ao 4º) e da educação infantil (Pré A e B). Eles confeccionaram maquetes da cidade relacionando com as notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos municipais. A tarde, os estudantes do 5º ao 9º entregaram suas notas fiscais e apresentaram as paródias desenvolvidas em sala de aula, para poder participar do Varal.

A diretora, Simone Leal, acompanhou de perto todos os alunos que participaram da atividade com as integrantes do PMEF. Ela confirmou ainda a presença de alunos dos anos iniciais e finais na 11ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança, que acontecem em setembro e outubro deste ano.

A disseminadora, Rozania demonstrou-se satisfeita com o que viu na escola. Segundo ela, a visita também serviu para conhecer as apresentações e ideias que poderão subir ao palco do festival. “Nós percebemos que os temas da educação fiscal foram trabalhados de forma interdisciplinar. Ficou evidente o conhecimento dos alunos sobre o que é imposto, por exemplo, sonegação, as crianças aprenderam direitinho”, afirmou ela.

VARAL DA CIDADANIA

O projeto Varal da Cidadania tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas em sala de aula previamente e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são fruto de apreensões da Receita Federal do Brasil e posteriormente destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

PMEF

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

 

AGENDA

Na tarde de quarta-feira (16), seguem os trabalhos do Varal da Cidadania. A Escola Municipal de Educação Infantil Sinos de Belém, recebe o Programa Municipal de Educação Fiscal, para participar do projeto. A escola, terá novamente a visita na manhã de quinta-feira (17), para continuação da atividade com o restante dos alunos.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Acadêmica de Pedagogia Naiara Simões
Coordenação Rosaura Vargas​

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial