Educação Fiscal

10/08/2017

Varal da Cidadania faz a alegria de alunos e professores da Rede Municipal


EMEF Perpétuo Socorro e Ione Medianeira Parcianello participaram da atividade

 

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) segue a risca o seu calendário de atividades e compromissos com as escolas da Rede Municipal. Na tarde da última quarta-feira (10), as integrantes do PMEF marcaram presença na Escola Municipal Ione Medianeira Parcianello, para realizar o projeto Varal da Cidadania, com alunos do 1º ao 5º ano.

Este projeto tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas em sala de aula previamente e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são fruto de apreensões da Receita Federal do Brasil e posteriormente destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

A coordenadora adjunta, Adriana Aires e a disseminadora, Rozania Rosa, foram recebidas pelos alunos do 1º e 2º ano, com música. Eles entoaram a paródia, criada em sala de aula, com a supervisão da professora, Lúcia Delazari sobre a mascote Cid Legal. O trabalho sobre Educação Fiscal na escola é coordenado pela diretora, Marli Giacomelli e pela coordenadora pedagógica Kátia Rodrigues.

Elas acompanharam toda atividade junto das integrantes do PMEF, que aproveitaram a oportunidade para ressaltar a importância de solicitar a Nota Fiscal e de fazer parte dos programas Nota Fiscal Gaúcha e Peça Nota Santa Maria.

 

EMEF Perpétuo Socorro

Na tarde de terça-feira (08), a Escola Municipal Perpétuo Socorro também entrou no calendário da Educação Fiscal e recebeu o Varal da Cidadania com os alunos do 4º e 5º ano. A escola já trabalha a Educação Fiscal a muito tempo e conta com o envolvimento das professoras Cynara Cardoso, Gilsa Spolaor, auxiliadas pelas estagiárias, Lucélia Portugal e Michele dos Santos.

Os alunos tem a disposição a a revista “Adu e Ana – Encarando a pirataria e o Contrabando” o material é produzido pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade e destinado ao programa pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, RS.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Confira quais escolas serão as próximas a receber o projeto Varal da Cidadania:

 

EMEF Lourenço Dalla Corte – 15/08

EMEI Sinos de Belém – 16 e 17/08

EMEF Zenir Aita – 18/08

EMEF Castro Alves – 24/08

EMEF Bernardino Fernandes – 25/08

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Fotos: Arquivo PMEF

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial