Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal e Educomunicação são temas...

Educação Fiscal

29/06/2017 30/06/2017 11h34m

Educação Fiscal e Educomunicação são temas de palestra no Colégio Tiradentes de Santa Maria


Participaram da palestra alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da escola, professores e funcionários

Com o objetivo de receber informações sobre Educomunicação e Educação Fiscal, os alunos, professores e funcionários do Colégio Tiradentes de Santa Maria participaram, na manhã de quinta-feira (29), de uma palestra com representantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e da 8ª Coordenaria Regional de Educação (CRE).

Na oportunidade, o representante da Educação Fiscal na 8ª CRE, professor Valnês Camargo, conversou com os alunos sobre as novas possibilidades tecnológicas para serem desenvolvidas na escola por meio da Educomunicação. Conceituando a temática, Camargo expôs a atividade da Rádio Escola, como carro-chefe do trabalho realizado por ele nas escolas municipais. O professor incentivou a participação dos alunos em diferentes atividades que podem ser desenvolvidas dentro da Educomunicação, como a produção de radionovela, fanzine, fotonovela, jornal impresso, jornal mural, entre outros. 

Segundo Camargo, o trabalho em equipe é muito importante para a viabilidade do projeto, assim como a construção do conhecimento enquanto as atividades são desenvolvidas. “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”, comentou o professor, citando ainda a frase do famoso jogador de basquete, Michael Jordan.

Responsável pela coordenação adjunta do PMEF, a professora Adriana Aires apresentou aos presentes o Programa Municipal de Educação Fiscal, destacando as diferentes áreas de atuação da Educação Fiscal. As campanhas de incentivo à emissão de notas fiscais, como a Nota Fiscal Gaúcha e o Peça Nota Santa Maria, foram abordados Adriana, que ressaltou a importância de solicitar a nota fiscal com CPF no momento de cada compra ou serviço realizado no Município. 

Durante a apresentação dos temas, alunos manifestaram conhecimento prévio da Educação Fiscal e se mostraram entusiasmados para continuar a desenvolver a temática em sala de aula. Foi o caso de Nicolas Cattani e Eduarda Leite, ambos do 2º ano, que relataram ter trabalhado o assunto na Escola Municipal Padre Nóbrega durante o Ensino Fundamental. 

“No 9º ano, nós fizemos um teatro na escola Padre Nóbrega em que mostramos o quão importante é pedir a Nota Fiscal, pois é uma obrigação dos comerciantes dar a nota para a população”, afirmou Cattani. 

Já Eduarda, comentou sobre o papel social das atividades desenvolvidas por eles. “Nós fizemos diversas apresentações para outros jovens e outras pessoas que, infelizmente, não tem esse conhecimento e isto serviu para disseminar mais esse tema que é muito importante. Foi uma experiência muito boa e que contribuiu para o nosso futuro e o do nosso país”, afirmou.

A professora Leonora Rodrigues, uma das responsáveis pela realização da atividade na escola contou que a temática já é desenvolvida com os alunos há algum tempo. “A Educação Fiscal já é trabalhada aqui no colégio a mais de seis anos, inclusive, já fomos premiados com trabalhos e apresentações no Festival Cid Legal Canta e Dança e no Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena. Esta parceria nova com a 8ª CRE sobre a Educomunicação, nos deixa muito felizes, pois é mais uma conquista para a escola”, comemorou. 

Ao final da atividade os alunos foram convidados a participar das atividades do PMEF previstas para o ano de 2017, como o Festival Cid Legal Canta e Dança, que acontece no dia 06 de outubro para as categorias Ensino Fundamental, Médio e Comunidade, e o Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena, que será no dia 20 de outubro.

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Coordenação: Rozania Mossate Rosa

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial