Inicial > Educação Fiscal > Notícias > 10º Seminário de Educação Ambiental: Da...

Educação Fiscal

23/06/2017

10º Seminário de Educação Ambiental: Da Teoria à Prática foi atração na EMEF Pão dos Pobres


Encerrou nesta sexta-feira (23), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio a 10ª edição do Seminário de Educação Ambiental: “Da Teoria à Prática”. As atividades, que tiveram início na terça-feira (20), foram voltadas para os alunos do 8º e 9º ano e têm a coordenação das professoras Medianeira Garcia, Joice Soares e Tamires Munareto.

O seminário foi composto por apresentações artísticas, debate dos temas escolhidos e apresentados pelos estudantes referentes a Educação Ambiental e Social, palestras de convidados e relatos de ex-alunos da instituição. Militares do 2º Batalhão Ambiental participaram para falar sobre suas atribuições no uso da função. As atividades aconteceram no período da manhã.

Quem também fez uso da palavra na manhã de quarta-feira (21), no seminário foi o secretário de Meio Ambiente Andre Domingues. Ele destacou na palestra “O paradigma da sustentabilidade no estado democrático de direito” os fundamentos da constituição, como cidadania e a dignidade da pessoa humana. Ressaltou ainda que o trabalho de conscientização e prevenção é muito importante e mais eficiente que o de reparos pós degradação do meio ambiente.

“É muito importante para eles, nós conseguimos ver nos olhos o interesse em ouvir o relato dos egressos que já estiveram aqui e dos palestrantes. É apaixonante de ver o resultado, que é constante, pois são pequenas atitudes que modificam o mundo” afirmou Medianeira.

Durante a visita do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) no seminário, foi possível notar a relação dos trabalhos com a Educação Fiscal com enfoque para a cidadania. Água, saneamento básico, condições dignas de vida são artigos básicos para todo e qualquer cidadão. Estes itens passam diretamente pelo poder público, que aplica os recursos oriundos dos tributos nestas áreas.

O ensinamento sobre preservar o que é nosso está presente no dia a dia, mas passa batido por muita gente que, descarta mal o lixo, utiliza a água de forma incorreta, entre outros problemas. O trabalho sobre tratamento de esgoto relacionou diretamente o dinheiro investido em condições melhores de vida. Segundo os alunos, investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é muito importante para melhoria do índice de desenvolvimento humano (IDH).

A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, destacou a necessidade de mudar o comportamento das pessoas para mudarmos o cenário atual. O mundo passa por uma série de problemas e o ser humano age como se nada estivesse acontecendo, como se a mudança precisasse ocorrer apenas nas atitudes do outro. Problemas relacionados ao meio ambiente afetam toda a sociedade e, muitas vezes, são causados pela nossa própria falta de cuidados e descaso.

A escola esteve de portas abertas e estendeu o convite por meio da Secretaria Municipal de Educação, à todas escolas da Rede Municipal. Na manhã da próxima sexta-feira (23), alunos e professores da EMEF Castro Alves participarão com um peça de teatro no seminário e irão debater o tema sobre homofobia.

A ex-aluna Vanessa Souza, convidada para falar um pouco sobre sua experiência no meio acadêmico, contou que se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos e a desenvoltura dos alunos nas apresentações. “Na minha época não foi tão bom quanto eu vi hoje. Os alunos se superaram, estão em um nível de apresentação muito bom e se desenvolvendo mais a cada ano” afirmou.

Outro ponto que chamou a atenção, foi que os egressos da Escola Pão dos Pobres trilharam um caminho de estudo e de progresso, que é o que faz com que voltem a escola para participar de atividades como esta, relatando suas experiências.

 

Programação:

20/06:

Poluição da Água
Tratamento do Esgoto
Aquecimento Global e Extinção de Animais

21/06:

Sustentabilidade, Cidades Sustentáveis: um desafio de todos (Secretário de Meio Ambiente)
Desmatamento e Reflorestamento
Alimentos Orgânicos e Alimentos com Agrotóxicos
Poluição do Ar
Meio Ambiente e Saúde
Desigualdade de Gênero (Egressos)

22/06:

2º Batalhão Ambiental: Fiscalização Ambiental
Fome no mundo
Trabalhando a Educativa Ambiental e Conceitos na Escola
Energias renováveis
Maus-tratos de Animais

23/06:

Negros na Sociedade
Violência
Homofobia: precisamos discutir na escola (EMEF Castro Alves)
ENEM e outros Mecanismos para o Ingresso ao Ensino Superior (Egressos)

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial