Educação Fiscal

12/06/2017

Professores do EJA da Escola Municipal João da Maia Braga recebem palestra do PMEF


Professores enfrentaram a noite fria de sexta-feira para aprender sobre Educação Fiscal. (Foto: Rozania Rosa)

De olho na atuação efetiva nos projetos da Educação Fiscal em 2017, a Escola Municipal João da Maia Braga, localizada no bairro Passo das Tropas, recebeu o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), na noite da última sexta-feira (09) para participar da palestra sobre cidadania e Educação Fiscal nas temáticas abordadas no ambiente escolar.

Ministrada pela coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires e pela disseminadora, Rozania Rosa os 10 professores estavam atentos ao ouvir sobre o cadastro no Programa Nota Fiscal Gaúcha e a importância de exigir a Nota Fiscal no momento de cada compra ou serviço, bem como de solicitar a inclusão do CPF na nota.

Os docentes foram convidados a fazer parte novamente dos festivais promovidos pela Educação Fiscal e incentivados a desenvolver esta temática em sala da aula. Segundo a professora de geografia, Norma Santini é importante trabalhar todos as disciplinas integradas. “ Assim os alunos percebem que esse tema é muito importante na sua vida também e que a escola não é uma fragmentação da sociedade, da sua vida e que tudo o que se aprende aqui é necessário para viver”, afirmou.

A professora de português, Celma Pietczak propôs uma abordagem da linguagem como instrumento de exercício da cidadania, como instrumento de denúncia pode contribuir para que a ideia de participação social/fiscal seja incentivada.

“O tema da Educação Fiscal é amplo e abrange vários aspectos de nossa vida. A consciência a respeito dos tributos e sua aplicação bem como a necessidade de acompanhamento e fiscalização por parte da população são importantes no exercício da cidadania” completou ela.

 

Saiba Mais

A Educação Fiscal tem por missão "Conscientizar a sociedade, por meio do ambiente escolar, sobre a função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Rozania Rosa
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial