12/05/2017 12/05/2017 13h48m

Santa Maria recebe seminário regional do Programa de Educação Fiscal do Estado

Seminário ocorreu, na manhã desta quinta-feira, no prédio da SUCV (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Representantes de 30 municípios da região participaram da atividade

Com o objetivo de propagar os conceitos de cidadania fiscal pelo Rio Grande do Sul, o Programa de Educação Fiscal do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou, na manhã desta quinta-feira (11), um seminário em Santa Maria. As oficinas ocorreram no prédio da SUCV e, entre os assuntos debatidos estavam: a função social do tributo, o programa Nota Fiscal Gaúcha, o orçamento, a programação e a aplicação dos recursos, a educação e a cultura, entre outros.

Na oportunidade, o coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE/RS), Randall Guimarães, e o coordenador da área social do Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), Adelar Vendruscolo, destacaram a importância do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e ressaltaram a necessidade de estreitar os laços entre os programas do Estado e do Município.

“Eu acho que a gente pode fazer um trabalho muito bom juntos, muito produtivo, que abranja o mesmo público e passe as mesmas informações de Educação Fiscal, Cidadania e Ética”, afirmou Guimarães.

Segundo o coordenador da NFG, um dos fatores que trouxe o seminário à cidade foi justamente o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo PMEF há 15 anos. Conforme Vendruscolo, o objetivo é, acima de tudo, que haja integração entre cidadãos, entidades e Estado.

“Precisamos lembrar que o mais importante é pedir a nota fiscal onde habitualmente não se emite nota, porque o Estado precisa que os tributos pagos pelos cidadãos cheguem até ele para que, então, sejam devolvidos em políticas públicas”, destacou Vendruscolo.

A coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, apresentou o trabalho desenvolvido no Município e, comprovando a eficiência do programa na rede Municipal de Ensino, os alunos da EMEF Castro Alves apresentaram uma mistura de canções que abordaram a sociedade e a Educação Fiscal.

Também participaram do seminário representantes da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE), o delegado da Fazenda Estadual Edson Dri, a vereadora Luci Tia da Moto, a delegada adjunta da Receita Estadual, Ivanice Zanini Schultes, além de professores das redes públicas e privada de Santa Maria e outras 30 cidades da região.

Texto: Acadêmico de jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Divulgação/Prefeitura

Educação Fiscal
Rua Venâncio Aires, 2277 - Térreo
Expediente externo: das 7h30 às 13h
E-mail: educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.