Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal foi a atração na...

Educação Fiscal

10/05/2017 12/05/2017 09h32m

Educação Fiscal foi a atração na Feira do Livro junto das escolas municipais


Em busca de conscientizar a sociedade sobre a função socioeconômica do tributo, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) levou até a 44ª edição da Feira do Livro, na tarde de terça-feira (09/05), quatro apresentações das Escolas Municipais Santa Helena e Castro Alves, que foram destaque no 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, em 2016.

Acompanhadas de perto pela coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires e pela disseminadora Rozania Rosa, a professora Neusa Hennig, foi a primeira a subir ao palco da feira com seus alunos. A turma do 7º ano apresentou a paródia “A cidade”, desenvolvida sobre a música “A Casa”, do poeta Vinícius de Moraes.

Também da EMEF Santa Helena, vieram mais duas paródias que trataram sobre a tríplice epidemia causada pelo mosquito Aedes Aegipty. As composições foram desenvolvidas com os alunos do 7º ano pela professora de ciências, Jane Alves.

Os estudantes do 4º ano da EMEF Castro Alves cantaram a paródia “Dinheiro dos impostos é gasto com o que?”, coordenados pela professora Andressa Siqueira. A paródia foi apresentada também no intervalo da 8º edição do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena, no Theatro Treze de Maio, em 2016.

A última apresentação da tarde ficou por conta da coreografia dos alunos do 7º ano da EMEF Castro Alves. O pout-pourri com quatro músicas que incentivam os cidadãos a pensar na sociedade como um todo foi trabalhado dentro dos conteúdos na disciplina de português pela professora Vanessa Bianchi Gatto. “A gente somos inúteu” do Ultraje a Rigor, “Até quando?” e “Chega!” de Gabriel o Pensador e “Vem pra rua” da banda O Rappa foram as músicas escolhidas.

A professora aposentada Maria Salete Colome foi até a praça para acompanhar as apresentações sobre Educação Fiscal trazida pelas escolas. “Eu vim prestigiar a apresentação das escolas e me emocionei muito. Estou aposentada, mas sempre que posso faço questão de participar das atividades. O trabalho da Educação Fiscal nas escolas está formando alunos muito críticos e é o que a nossa sociedade precisa” definiu ela.

Na próxima sexta-feira (12/05) serão as Escolas Municipais Pão dos Pobres Santo Antônio e CAIC Luizinho De Grandi que estarão representando a Educação Fiscal na Feira do Livro, com apresentações de dança, paródia e a releitura do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

 

Fotos: Rozania Rosa
Coordenação: Rosaura Vargas

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial