Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Prefeitura apresenta Programa de Educação Fiscal...

Educação Fiscal

09/05/2017 09/05/2017 08h59m

Prefeitura apresenta Programa de Educação Fiscal a diretores de cursos do CCSH da UFSM


Prefeito Jorge Pozzobom participou da atividade que foi realizada na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Intenção é que professores trabalhem a temática da Educação Fiscal no ambiente universitário

 

Com o intuito de reforçar a parceria entre os órgãos federal, estadual e municipal, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu as portas, na manhã desta segunda-feira (08), para os gestores do Município e para as responsáveis pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), que participaram da reunião do Conselho do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O evento contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom; do secretário de finanças do Município, Jean-Pier Esquia; da futura secretária da Educação, Lúcia Madruga; do delegado da Receita Federal em Santa Maria, Araquém Ferreira Brum; da delegada adjunta da Receita Estadual, Ivanice Zanini Schultes; dos diretores do CCSH, Mauri Leodir Löbler e Wanderlei José Ghilardi; e dos coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação do CCSH. 

Na oportunidade, a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, apresentou aos presentes o Programa Municipal e destacou a importância da Educação como direito de todos, bem como sua base fundamental para o pleno exercício da cidadania. Segundo Rosaura, a intenção é incentivar a inserção do tema da “Educação Fiscal” no ambiente acadêmico. Durante a atividade, Rosaura aproveitou para convidar os presentes para o lançamento da 3ª edição do Concurso Universitário de curta-metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”, que ocorre na próxima semana. Rosaura também ressaltou a importância de incentivar os estudantes a participarem das edições anuais do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal.

“Nossa intenção foi desafiar os gestores para que eles passem a desenvolver atividades com a temática da Educação Fiscal em seus cursos de graduação e pós-graduação. É uma forma de estreitar relações com a instituição e fazer com as ações práticas se realizem”, destacou Rosaura.

Além de detalhar as ações do PMEF, também foram apresentadas as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria de Finanças. Na oportunidade, o secretário da pasta, Jean-Pier Esquia, afirmou que a Secretaria tem trabalhado para a eficiência no processo de arrecadação no Município, com o intuito de atingir melhores resultados.

“Quanto à transparência, o grande desafio é reduzirmos o tecnicismo, pois as contas públicas são difíceis de serem entendidas. O cidadão precisa acessar o Portal da Transparência e entender a forma que os gastos são feitos em uma linguagem simples e não tão técnica”, afirmou o secretário. 

O prefeito Jorge Pozzobom também participou do encontro. Durante a atividade, Pozzobom comentou sobre o orçamento do Município, reforçando a importância de governar com planejamento e respeito ao dinheiro público.

“Não adianta dizer que tem que aumentar a arrecadação se o dinheiro não for bem aplicado. Ou o gestor público respeita de fato o dinheiro ou não adianta tratar de Educação Fiscal, cobrar dos nossos alunos, tomar o tempo das pessoas, quando o Poder Público não está fazendo a sua parte”, ressaltou o prefeito. 

O diretor do CCSH Mauri, Leodir Löbler, comemorou este encurtamento de relações entre a Prefeitura e UFSM e afirmou que dar este espaço de interlocução é excelente para as duas instituições.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Edição de texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial