Educação Fiscal

04/05/2017 08/05/2017 10h55m

Professores participam da 3ª edição do Seminário Regional de Educação Fiscal


Artes e Cinema foram os temas abordados nesta quarta-feira

 

Nesta quinta-feira (03), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) deu continuidade a 3ª edição Seminário Regional de Educação Fiscal. Durante a manhã, a palestra foi voltada aos professores de Artes e ministrada pela coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas. Na parte da tarde, a pós-doutora em Ciências da Educação, Valeska Fortes Oliveira, fez sua intervenção sobre como o Cinema pode ser utilizado em sala de aula.

Durante o período da manhã, os presentes puderam acompanhar uma breve apresentação do trabalho realizado pelo programa ao longo dos seus 15 anos. Com ênfase na parte artística, Rosaura ressaltou que foi por meio deste caminho que o PMEF conseguiu encontrar a melhor forma para trabalhar um tema tão complexo dentro das escolas.

O resultado pode ser visto a partir dos projetos Festival Cid Legal Canta e Dança e Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena. Estes contemplam a dança, a música, o teatro, entre outras formas de expressão artística e incentivam os alunos a tratar o tema de forma mais leve e atrativa.

 

Cinegrafando a Educação
Foi com a intenção de promover grupos de formação em parceria com instituições de ensino municipais, estaduais e federais, para formação inicial e continuada de profissionais da Educação, através da temática Cinema e Educação, que a pós-doutora em Ciências da Educação, Valeska Fortes Oliveira, resumiu a sua apresentação. 

Apoiada na Lei 13.006 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, ela justificou e expôs a importância e a eficiência do cinema como forma de ensino em sala de aula. Como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), Valeska destacou o trabalho incansável do grupo que atua há anos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires, sugeriu uma parceria entre os professores do município e o grupo de pesquisa, para que seja realizado um curso de extensão e formação em Cinema para trabalhar em sala de aula.

Participantes aprovam a iniciativa do programa
Para a professora Luciane Poleto Maia, da Escola Municipal São José, de Nova Esperança do Sul, o tema Educação Fiscal ajuda a instigar as crianças. "Gostei muito do tema, pois ele é muito importante para conscientizar os alunos através da escola, despertando no educando esta necessidade de conhecer sobre a Educação Fiscal".

Opinião semelhante é a da professora Luciane Durgante, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, de Santa Maria. "É muito importante a conscientização de todos, podendo começar com professores e depois os alunos. Quando se conhece o tema, pode-se cobrar e entender os direitos e deveres", afirmou. 

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Edição: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial