Educação Fiscal

28/04/2017 28/04/2017 11h40m

3º Seminário Regional de Educação Fiscal encerra a semana com palestras de História e Geografia


Palestrantes utilizaram exemplos do dia a dia para incentivar os presentes (Foto: Pedro Lucca)

Seminário retoma suas atividades na próxima semana

 

Nesta quinta-feira (27), o 3º Seminário Regional de Educação Fiscal chegou ao seu quarto dia de atividades. A defensora pública Raquel Loy falou sobre Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para exemplificar e esclarecer as questões de cidadania que envolvem a população e o serviço de assistência judiciária gratuita. Com a programação voltada para os professores de História, a coordenadora adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Adriana Aires, mostrou como o cinema pode ser trabalhado de diversas formas em sala de aula.

A defensora pública explicou o papel da Defensoria Pública e destacou que o trabalho em rede dos órgãos públicos pode evitar decisões judiciárias mais complexas para resolver problemas simples da população. Para isto, os cidadãos precisam estar conscientes dos seus direitos e deveres e o papel do professor é estar bem informado, para que desde cedo, todos tenham acesso às informações básicas do convívio em sociedade.

A mestre em Educação Adriana Aires trouxe aos presentes a apresentação o “Cinema em Sala de Aula”. O objetivo foi fortalecer a consciência dos docentes quanto a utilização do cinema na formação da cidadania, para estabelecer uma relação harmoniosa entre a escola, o Estado e os cidadãos. O trabalho em rede fortalece a formação do docente para atuar como disseminador da Educação Fiscal, que utiliza a sétima arte como elemento constituidor de aprendizagem.

TCE E GEOGRAFIA

O auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Antônio Feltrin, apresentou a funcionalidade do Tribunal. Com exemplos práticos e contando com a interação dos professores de Geografia, ele demonstrou como a população pode utilizar as ferramentas disponíveis para fiscalizar os gastos públicos.

“Nós gostaríamos de salientar que somos parceiros deste programa que a Prefeitura está desenvolvendo. É muito importante a consciência cidadã e fiscal para que possamos almejar um futuro mais próspero”, salientou Feltrin.

Dentro da disciplina de Geografia, o geógrafo e coordenador dos Cursos de Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cássio Arthur Wollmann, buscou trazer aos presentes um pouco da história e dos desafios da disciplina nos dias atuais.

“Nós estamos vivendo em um período de crises, então a ideia inicial é mostrar o que a Geografia está fazendo, caminhando no sentido contrário a isso, para mostrar onde estão os defeitos e, a partir daí, começarmos a pensar em propor soluções aos problemas que enfrentamos” completou.

O Seminário Regional de Educação Fiscal é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Em maio, também estão previstas oficinas do seminário (veja a programação completa abaixo).

 

PROGRAMAÇÃO

 

03 de maio – 8h30min: Artes
03 de maio – 14h: Cinema
Palestrante: Dra. Valeska Fortes Oliveira

 

04 de maio – 8h30: Anos Iniciais (1º ao 3º ano)
04 de maio – 14h: Educação Infantil
Palestrante: Professora. Isabel Cristina Martins Silva (Assessora Jurídica da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria)
Tema: Promovendo Práticas Restaurativas na Educação Infantil: desenvolvendo a linguagem dos sentimentos

 

05 de maio – 9h: Português
Palestrante: Dr. Ricardo Lozza (1º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria)

 

05 de maio – 14h: Inglês
de maio – 9h às 11h (sábado): Anos Iniciais (4º e 5º ano)
Palestrante: Professora Cristina Helena Bento Farias (Pedagoga)

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial