Educação Fiscal

27/04/2017 27/04/2017 12h01m

3º Seminário Regional de Educação Fiscal colocou em pauta o combate ao mosquito Aedes Aegypti


Coordenadora pedagógica da Secretaria de Município da Educação, Vera Lúcia Simon. (Foto: Pedro Lucca)

O seminário regional segue nesta quinta-feira e, também, no mês de maio

 

Com o intuito de motivar as escolas a desenvolverem temas relacionados à Educação Fiscal dentro da sala de aula, o 3º Seminário Regional de Educação Fiscal seguiu seu cronograma, na manhã desta quarta-feira (26). A prevenção à disseminação do mosquito Aedes Aegypti no Município foi o assunto abordado pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Município da Educação, Vera Lúcia Simon, e pela médica veterinária da Vigilância Ambiental, Heloisa Lorentz.

Durante o seminário, os presentes acompanharam a apresentação dos alunos da EMEF Santa Helena, que cantaram duas paródias desenvolvidas por eles, junto com a professora Jane Alves, para o 10º Festival Cid Legal Canta e Dança. As músicas trataram sobre a tríplice epidemia causada pelo mosquito.

“Com o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, eu pude concluir que embora os meios de comunicação estejam constantemente informando e divulgando as novidades na área científica sobre dengue, zika vírus e chikungunya, as pessoas necessitam estar mais comprometidas em adotar atitudes de prevenção e, cabe à escola, a construção do saber”, concluiu Jane.

COMBATE AO AEDES AEGYPTI

“Conscientização e atitude são necessárias para que as mudanças aconteçam”. Com esta afirmação, Heloisa Lorentz destacou as ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde para combater e informar a população sobre os perigos que o mosquito representa. Por meio de dados, ela demonstrou a quantidade de focos de Aedes Aegypti encontrados em Santa Maria. De janeiro a março de 2016 foram registrados 350 focos. Em 2017, no mesmo período, o número aumentou para 387.

Já a coordenadora Vera Lúcia Simon destacou que a escola é o meio mais fácil de chegar até as pessoas para informá-las e conscientizá-las. Por isso foi criada a campanha “Rede Municipal de Educação 100% no combate ao Aedes Aegypti”. O objetivo é o combate direto ao mosquito através da parceria entre diversos órgãos municipais e comunidade escolar para que alunos, funcionários, pais e professores mantenham-se vigilantes e auxiliem efetivamente na prevenção e combate ao mosquito.

O Seminário Regional de Educação Fiscal é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Nesta semana, ainda haverá palestras na quinta-feira (27). Em maio, também estão previstas oficinas do seminário (veja a programação completa abaixo).

 

Programação:

 

27 de abril – 8h30min: História
Palestrantes: Dra Raquel Dorneles Loy, da Defensoria Pública de Santa Maria, e professora Adriana Aires Pereira, professora de História da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria

 

27 de abril – 14h: Geografia
Palestrante: Professor Cássio Arthur Wollmann – (Geógrafo)

 

03 de maio – 8h30min: Artes
03 de maio – 14h: Cinema
Palestrante: Dra. Valeska Fortes Oliveira

 

04 de maio – 8h30: Anos Iniciais (1º ao 3º ano)
04 de maio – 14h: Educação Infantil
Palestrante: Professora. Isabel Cristina Martins Silva (Assessora Jurídica da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria)
Tema: Promovendo Práticas Restaurativas na Educação Infantil: desenvolvendo a linguagem dos sentimentos

 

05 de maio – 9h: Português
Palestrante: Dr. Ricardo Lozza (1º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria)

 

05 de maio – 14h: Inglês
6 de maio – 9h às 11h (sábado): Anos Iniciais (4º e 5º ano)
Palestrante: Professora Cristina Helena Bento Farias (Pedagoga)

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial