Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Financeira e “Matemágica” são temas...

Educação Fiscal

26/04/2017 26/04/2017 14h02m

Educação Financeira e “Matemágica” são temas de palestra no 3º Seminário Regional de Educação Fiscal


Palestras foram realizadas durante a manhã e a tarde desta terça-feira (Foto: João Alves)

Seminário reuniu professores de escolas municipais e estaduais de Santa Maria e de outras cidades do Estado

 

“Dentro de um cenário financeiro cada vez mais complexo, dominar habilidades financeiras é essencial”. Assim, a doutora em administração Kelmara Mendes Vieira, iniciou a sua palestra sobre Educação Financeira, no 3º Seminário Regional de Educação Fiscal: Transformando Vidas. A palestra foi realizada na manhã desta terça-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municipal. À tarde, o tema do seminário foi a “Matemágica”, com explanação do professor Ricardo Fajardo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O público-alvo do segundo encontro proposto pelo seminário foram os professores de matemática. Participaram das atividades docentes de escolas municipais e estaduais de Santa Maria, Silveira Martins, Nova Esperança do Sul, Dilermando de Aguiar e Pejuçara.

Com a apresentação “Alfabetização Financeira”, Kelmara contextualizou os presentes sobre a importância de os cidadãos serem conscientes quanto à utilização do dinheiro. Nesse sentido, a palestrante destacou que o trabalho do professor em sala de aula é extremamente importante, para que os alunos desenvolvam e repliquem em casa a consciência de usar o dinheiro da melhor maneira.

Como forma de incentivar o trabalho de Educação Financeira nas escolas, a sugestão da palestrante foi que os docentes se apoiem nas diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). O objetivo é educar para consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável, ensinar a planejar a curto, médio e longo prazos e formar disseminadores da educação financeira. A orientação é que essas questões sejam trabalhadas de forma interdisciplinar e multidisciplinar, utilizando, como apoio, o material disponibilizado nas plataformas online do Programa de Educação Financeira nas Escola (www.edufinanceiranaescola.gov.br/).

“É necessário conscientizar e formar educadores para disseminar a educação financeira e fiscal, pois só assim teremos um país com elevados níveis de cidadania financeira”, completou Kelmara. 

ENSINANDO DE FORMA LÚDICA

À tarde, o assunto abordado com os professores foi a matemática. Com o objetivo de trabalhar a disciplina de forma lúdica, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM, Ricardo Fajardo, apresentou aos docentes o projeto “Matemágica na Sala de Aula: O aluno em foco”.

Conforme o professor, a ideia é apresentar truques de mágica, que trabalhem a matemática, como incentivo para o aluno estudar a disciplina. Segundo Fajardo, a intenção é que os professores repassem o conteúdo por meio dos truques, mas que os alunos também sejam estimulados a ensinar os assuntos, através de apresentações, utilizando os truques de mágica. Ainda de acordo com o professor, é possível aplicar truques para ensinar diferentes conteúdos.

“Não é simplesmente fazer um show, mas é fazer os professores e alunos explicarem o conteúdo matemático que está envolvido naquele truque”, explicou Fajardo.

A partir da segunda quinzena de maio, as escolas interessadas em receber o projeto “Matemágica”, para conhecer as oficinas e a aplicação dos truques, podem se inscrever através do e-mail educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br.

O Seminário Regional de Educação Fiscal é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Nesta semana, ainda haverá palestras na quarta (26) e quinta-feira (27). Em maio, também estão previstas oficinas do seminário (veja a programação completa abaixo).

 

Confira algumas opiniões do público presente no evento:

“Para setores não vinculados à educação, surpreende a importância e a relevância da inclusão da temática de formação de nossos filhos”. Carla Centurião, Conselheira de Saúde de Santa Maria.

“Excelente oportunidade para aprendizado e troca de ideias com colegas de outras escolas sobre a forma como a Educação Fiscal é trabalhada nas mesmas”, Sandra da Silva, professora na Escola Básica Estadual Cícero Barreto.

 

PROGRAMAÇÃO:

26 de abril – 8h30min: Ciências

Palestrante: Professor Vera Lúcia Guedes Simon em parceria com a Veterinária Heloisa Lorentz, da Vigilância Ambiental da Prefeitura
Tema: Prevenção à disseminação do mosquito Aedes aegypti no Município de Santa Maria

 

26 de abril – 14h: Educação Física

27 de abril – 8h30min: História

Palestrantes: Dra Raquel Dorneles Loy, da Defensoria Pública de Santa Mariae professora Adriana Aires Pereira, professora de História da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria

 

27 de abril – 14h: Geografia

Palestrante: Professor Cássio Arthur Wollmann – (Geógrafo)

 

03 de maio – 8h30min: Artes
03 de maio – 14h: Cinema

Palestrante: Dra. Valeska Fortes Oliveira

 

04 de maio – 8h30: Anos Iniciais (1º ao 3º ano)
04 de maio – 14h: Educação Infantil

Palestrante: Professora. Isabel Cristina Martins Silva (Assessora Jurídica da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria)
Tema: Promovendo Práticas Restaurativas na Educação Infantil: desenvolvendo a linguagem dos sentimentos

 

05 de maio – 9h: Português

Palestrante: Dr. Ricardo Lozza (1º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria)

 

05 de maio – 14h: Inglês

06 de maio – 9h às 11h (sábado): Anos Iniciais (4º e 5º ano)


Palestrante: Professora Cristina Helena Bento Farias (Pedagoga)

 

Texto: Mariana Fontana  (Mtb 17.770) e acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: João Alves e Pedro Lucca
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial