Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Varal da Cidadania é estendido na...

Educação Fiscal

20/04/2017 25/04/2017 11h47m

Varal da Cidadania é estendido na EMEF Profª Erlinda Minoggio Vinadé nesta quinta


Alunos e professores apresentaram trabalhos desenvolvidos na escola sobre Educação Fiscal

 

As integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) estiveram, na última quinta-feira (20), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Erlinda Minoggio Vinadé, na Vila São João, Bairro Parque Pinheiro Machado, para realizar o projeto do Varal da Cidadania com as seis turmas dos anos iniciais.

No primeiro momento da manhã, as coordenadoras Rosaura Vargas e Adriana Aires, junto da disseminadora Rozania Rosa, acompanharam a hora cívica com apresentação dos alunos para em seguida conhecer os trabalhos de Educação Fiscal realizados pelos alunos e professores na escola..

Os alunos do pré A e B foram os primeiros a se apresentar e trouxeram uma paródia da música “Pintinho Amarelinho”, trabalhada em sala de aula pela professora Eliana Pedroso. Com o 2º ano, foi desenvolvida a música “Quem é o cidadão”, pela professora Etiane dos Santos. Já os alunos do 3º anos, orientados pela professora Marta Brutti, além de pequenas poesias, apresentaram a música “Cidadania” do Clubinho Salva Vidas.

Os alunos do 1º e 4º ano também puderam mostrar seus trabalhos. A professora Lilian Saccol, junto com os seus alunos do 1º ano, aliaram o cuidado com o meio ambiente à consciência cidadã por meio da música “Semente” (Tema Mundial do Meio Ambiente), da banda Daarpop Boys.

O 4º ano encenou uma peça teatral intitulada de “Imposto não é bicho papão!” baseada na publicação criada pelo Programa Municipal de Educação Fiscal e disponível para os integrantes da Rede Municipal. A professora Salete Stefanello criou com eles uma coreografia para a música “Eu sou um cidadão” de Josilson Lobo.

Encerradas as apresentações foi a vez das integrantes do Programa entrarem em ação e montar o Varal da Cidadania para que os alunos credenciados, por meio dos trabalhos desenvolvidos, pudessem realizar as compras com as notas fiscais.

No total, 115 alunos participaram das atividades. A diretora da escola, Sonia Estivalet, explicou que as responsabilidades dos problemas da cidade não são só dos governantes, mas de todos. “Nossas deveres como cidadãos começam com as atitudes que temos em relação a tudo o que está a nossa volta. Juntos podemos formar uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou ela.

SAIBA MAIS

O Varal da Cidadania tem por objetivo conscientizar a população sobre a função socioeconômica do tributo, despertar no cidadão o conhecimento para que acompanhe a arrecadação e a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública. No dia da realização do projeto, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho ou um brinquedo), destinado pela Receita Federal do Brasil ao PMEF.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial