Educação Fiscal

04/04/2017 10/04/2017 11h16m

Educação Fiscal presente no Primeiro Encontro presencial do PNAIC em ação


Educação Fiscal presente no Primeiro Encontro presencial do PNAIC em ação

No último sábado (1º), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) participou do Primeiro Encontro presencial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em ação realizado pela Secretaria de Município da Educação (SMED). A reunião aconteceu no Centro de Ciências Sociais (CCSH) e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A formação continuada teve o intuito de trazer uma reflexão mútua, onde os professores aproveitaram a oportunidade para compartilhar conhecimentos, avanços e troca de saberes sobre a prática pedagógica.

As coordenadoras do PMEF, Rosaura Vargas e Adriana Aires participaram em dois momentos da atividade. Primeiro, no auditório da reitoria, foram apresentadas durante a recepção e abertura do evento. Na sequência, estiveram nas seis salas com os orientadores de estudos para apresentar o Programa Municipal de Educação Fiscal.

Durante todo o dia foram expostos os projetos desenvolvidos pela Educação Fiscal, a importância do cadastro no programa da Nota Fiscal Gaúcha e a participação na campanha “Imposto Solidário”. Elas reforçaram também o desejo da participação efetiva dos professores na 3ª edição do Seminário Regional de Educação Fiscal: Transformando Vidas e sortearam uma camiseta do evento.

Na ocasião, após exibir o vídeo da aluna da EMEF Castro Alves, Hellen Jardim em uma das salas, a professora Helena Goll, que orientou a apresentação da menina desenvolvida para o 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, relatou todo o processo de trabalho da Educação Fiscal na escola até o ponto de subir ao palco.

Para a professora da EMEI Vila Jardim, Sílvia Bassoaldo, trabalhar Educação Fiscal com a educação Infantil é uma forma de conscientizar os pais dos seus direitos e deveres como cidadãos. Ela afirma que os pequenos levam para casa o que ouvem, veem e principalmente a explicação do trabalho semeado. “É através das crianças que se muda a cabeça do adulto”, conclui Sílvia.

Foi solicitado aos docentes que sugerissem formas de trabalhar o conteúdo da Educação Fiscal em sala de aula. Segundo a professora da EMEF Castro Alves, Eunice Liberali, “utilizar o conhecimento do dia-a-dia da criança, a partir de suas vivências, integrando os conhecimentos pode trazer bons frutos e responder todas as questões que se referem a nossa cidadania”.

Convicta de que o PNAIC é um programa de grande envergadura social, a professora Cláudia Bassoaldo Ramos argumenta que ele proporciona aos professores alfabetizadores momentos de grandes aprendizagens, trocas de saberes, aperfeiçoamento e reflexão sobre a pratica pedagógica. Sobre a participação do PMEF ela foi clara: “a Educação Fiscal na referida formação foi muito positiva, pois os professores tiveram a oportunidade de revisitar o programa e conhecer as ações programadas por essa equipe para desenvolver a consciência e atitudes cidadãs no município de Santa Maria”.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Equipe PMEF
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial