Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Casa da Criança recebe a visita...

Educação Fiscal

22/03/2017 23/03/2017 10h06m

Casa da Criança recebe a visita da mascote Cid Legal


Esta foi a segunda escola que recebeu o Cid Legal em 2017, a primeira foi a EMEF Castro Alves. (Foto: Pedro Lucca)

Esta foi a segunda escola que recebeu o Cid Legal em 2017, a primeira foi a EMEF Castro Alves

 

O calendário da Educação Fiscal em 2017 segue cheio, e, para dar conta das atividades, a mascote do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Cid Legal também entra no ritmo. Nesta quarta-feira (22), ela esteve junto com a disseminadora do PMEF, Rozania Rosa durante a manhã e tarde no Centro Educacional Infantil Casa da Criança. Na escola foram recebidas pela diretora e vice Rossonia Serafini e Elisa Krummer e pela coordenadora pedagógica Juliana Gomes.

Na semana de aniversário de 39 anos da escola, as sete turmas da manhã receberam o Cid Legal na sala de aula. Os alunos não conseguiam esconder o sorriso quando se deparavam com a mascote, o que tornou a visita muito prazerosa.

Já as outras nove turmas, sendo duas delas em período integral, tiveram a oportunidade de interagir com o Cid durante a tarde. Além de passear pela escola, a ida foi para reforçar a parceria entre a instituição e o Programa Municipal e incentivar professores e alunos a trabalhar o tema em sala de aula.

A coordenadora pedagógica, Juliana Gomes acredita que o trabalho da Educação Fiscal é de formiguinha. Segundo ela, começa com as crianças e elas levam para casa esta conscientização de pagar impostos, pois ele é revertido para a própria população.

“Quando a gente consegue compreender tudo isso, cumprimos nossos deveres conscientes para depois exigirmos nossos direitos em troca, isso que é importante”, completou Juliana.

 

Saiba Mais

O Cid Legal é a mascote do Programa Municipal de Educação Fiscal e foi criado em 2004 pelo aluno Robson Lopes Grigolo do 6ºano da EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto, que venceu o concurso com o desenho da formiga. Somente um ano depois o nome “Cid Legal” foi criado. A aluna Thaís Pietro da Silva do 5º ano da EMEF Zenir Aita venceu o concurso e nomeou a mascote em 2005.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das Secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial