Inicial > Educação Fiscal > Notícias > A Vida pede Passagem: Secretaria de...

Educação Fiscal

02/03/2017 07/03/2017 12h34m

A Vida pede Passagem: Secretaria de Mobilidade Urbana lança campanha de educação para o trânsito


Escolas do Município estiveram representadas, no lançamento da campanha, pela secretária interina de Educação, Maria Goretti Rocha Farias

Promover a educação para o trânsito em Santa Maria é uma das metas da Secretaria de Mobilidade Urbana do Município. Para isso, a Prefeitura aposta no ensino das crianças, na tentativa de reverter as tristes estatísticas do trânsito. Desta forma, a titular da pasta, Sandra Rebelato, anunciou, na manhã desta quinta-feira (02), a campanha “A Vida pede Passagem”, com a proposta de revitalizar as faixas de segurança nos arredores das escolas do Município. A intenção é que o projeto se estenda, em parcerias, às escolas das redes estadual e particular de ensino.

O lançamento da campanha ocorreu no Centro de Educação Infantil Casa da Criança, no Bairro Passo D’Areia. Em frente à escola, a sinalização horizontal foi pintada e os professores já iniciaram os trabalhos voltados à educação para o trânsito. Os pequenos alunos produziram materiais e, acompanhados pelos professores e guardas de trânsito, entregaram aos motoristas orientações para qualificar o trânsito na cidade.

No auditório do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, a secretária entregou às entidades e instituições presentes material produzido pelo Detran-RS, com orientações aos motoristas, pedestres, crianças, motociclistas, ciclistas, entre outros que podem contribuir para um trânsito mais seguro. As escolas do Município foram representadas pela secretária interina de Educação, Maria Goretti Rocha Farias.

“O projeto quer mostrar as responsabilidades que todos devemos ter no trânsito. Essa ação nos prepara para implantar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana”, destaca Sandra.

A Prefeitura busca, agora, a parceria das escolas do Estado e das particulares, para que elas também participem do programa. Conforme o superintendente de Trânsito e Transportes, Adão Lemos, a secretaria está se reunindo com as escolas privadas e de grande porte para que, juntas, façam parceria para melhorar o trânsito nos arredores, como estacionamento, embarque e desembarque e segurança na travessia das vias. No encontro desta manhã, a Escola Estadual Cilon Rosa já aderiu ao projeto e trabalhará em conjunto com a Prefeitura.

De acordo com Lemos, a pasta trabalha em um cronograma para revitalizar as faixas nas escolas, com prioridade, às próximas de instituições do Município.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO AOS PEQUENOS

Para a diretora da Casa da Criança, Rossônia Serafini, trabalhar este assunto em sala de aula, principalmente com as crianças, contribuí com um trânsito mais seguro e responsável.

“É desde pequeno que devemos ensiná-los, para que eles não conheçam hábitos errados. Começando agora, futuramente, teremos agentes de transformação no trânsito”, destaca a professora.

Programa Municipal de Educação Fiscal

As coordenadoras do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas e Adriana Aires estiveram presentes na atividade e também receberam o material do Detran-RS para disseminar o projeto. 

A parceria com o PMEF é importante, pois conscientizar a população sobre um trânsito mais pacífico e com menos incidentes, é uma forma de economizar recursos públicos que são aplicados em casos de acidentes que danificam o patrimônio público. 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Roni Riet
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial