Educação Fiscal

23/01/2017 24/01/2017 10h26m

AMCENTRO realiza primeira reunião do ano com os novos Secretários de Educação da região


Na manhã da última sexta-feira (20), a Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO) realizou a primeira reunião do ano com os Secretários Municipais da Educação da região central do estado que fazem parte da organização. O encontro ocorreu nas dependências da AMCentro e contou com a participação do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).

A abertura do evento foi feita pela Coordenadora Nereida Giacomini, que fez votos de um ótimo ano de trabalho aos novos secretários da legislatura 2017/2020. Ao fazer uso da palavra, a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas destacou as atividades desenvolvidas pelo Programa Municipal e fez o convite para que os municípios da região participem dos projetos em 2017: Seminário Regional de Educação Fiscal; Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena; Concurso de curta-metragem Luz, Câmera e Educação Fiscal e Curso de Disseminadores de Educação Fiscal.

Na mesma oportunidade, foi escolhida a nova coordenação da associação. Após uma eleição unânime a nova coordenadora será Paula Ferreira Machado, acompanhada da vice-coordenadora Nilza Scapin e da secretária Maria Goretti Rocha Farias, secretarias de educação dos municípios de São Sepé, Dona Francisca e Santa Maria, respectivamente.

Questionada sobre a importância do tema Educação Fiscal, Paula foi bem clara: “É um trabalho bem interessante, não só para os alunos mas também para a comunidade, porque tem relação com os impostos, com a sonegação, então é um trabalho bem importante para ser desenvolvido nas escolas”.

Ela destacou ainda que busca uma retomada das atividades que já eram desenvolvidas em São Sepé há alguns anos atrás e reitera o desejo de que logo estejam a pleno vapor. “No nosso município teve uma caminhada até uns três, quatro anos atrás, e depois foi se perdendo, então queremos retomar esse trabalho com as nossas escolas, afirmou.

 

SAIBA MAIS

A Educação Fiscal tem por missão "Conscientizar a sociedade, por meio do ambiente escolar, sobre a função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das Secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

 

PROJETOS

Seminário Regional de Educação Fiscal

Oficinas Pedagógicas

15 de março – 8h – Gestores e coordenadores;

25 de abril - 8h30 - Mat. Financeira; 14h – MateMÁGICA;

26 de abril – 8h30 - Ciências ; 14h - Educação Física;

27 de abril – 8h30 - História ; 14h Geografia;

03 de maio – 8h30 - Artes ; 14h Cinema;

04 de maio – 8h30 - Anos Iniciais ( 1º a 3º ano);

04 de maio – 14h - Educação Infantil;

05 de maio - 8h30 - Português ; 14h Inglês;

06 de maio – 9h às 11h (sábado) - Anos Iniciais ( 4º e 5º anos);

Local das oficinas: Centro Administrativo – Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Rua Venâncio Aires, 2277

 

9º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena

Objetivos: Incentivar a prática das expressões cênicas aliadas a disseminação dos temas da Educação Fiscal entre os estudantes e sociedade. Estimular a manipulação da expressão corporal, som e movimento, o trabalho em equipe e do planejamento na formação e transformação na forma de aquisição do conhecimento de crianças e jovens estudantes/cidadãos.

Local: Theatro Treze de Maio

Data: 20 e 21/10 às 14h e 19h

 

Concurso de Curta-metragem Luz, Câmera e Educação Fiscal

Objetivo: Produzir curtas metragens por estudantes das instituições de ensino. Oferecer, por meio da linguagem audiovisual, mais uma opção para nossos professores abordarem, em sala de aula, a temática “Educação Fiscal”, conscientizando os alunos/cidadãos sobre a função social e econômica dos tributos, a aplicação e fiscalização dos mesmos.

Inscrições: 05/04 a 31/10

 

Curso de Disseminadores de Educação Fiscal

Data: Março e agosto de 2017 - 500 vagas

 

Mais informações:

Telefone: (55) 3921-7073

E-mail:educacaofiscal@gmail.com

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: AMCENTRO
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial