Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Festival Educação Fiscal em Cena movimentou...

Educação Fiscal

04/11/2016 15/02/2017 12h59m

Festival Educação Fiscal em Cena movimentou o Theatro Treze de Maio


EMEF Perpétuo Socorro

A 8ª edição do Festival Educação Fiscal em Cena realizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) foi um sucesso. Nas dependências do Theatro Treze de Maio o festival reuniu sete escolas da Rede Municipal, uma escola estadual e o Centro de Referência de Assistência Social de Itaara (CRAS) na tarde desta sexta-feira (4).

Na abertura do festival a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, ressaltou e agradeceu a presença de todos em especial as escolas participantes que mobilizaram professores, alunos e familiares. O vice-prefeito eleito para a legislatura de 2017/2020, Sérgio Cecchin,  compareceu ao evento, acompanhou os espetáculos e reforçou o apoio  às atividades desenvolvidas pelo PMEF.

Participaram com esquetes teatrais as escolas: EMEF Nª Srª do Perpétuo Socorro; EE Almiro Beltrame; EMEF Pão dos Pobres Santo Antonio; EMEF Professora Altina Teixeira; EMEF Pinheiro Machado; EMEF Diácono João Luiz Pozzobon; EMEF Duque de Caxias; EMEF Junto ao CAIC Luizinho De Grandi e o Centro de referência de Assistência Social (CRAS) Itaara.

No palco as encenações

As encenações trouxeram temas como sonegação de impostos, importância da Nota Fiscal, aplicação correta dos recursos públicos, eleições, participação, entre outros.Também participaram do evento as escolas municipais Castro Alves e Fontoura Ilha, que quando as cortinas se fechavam para a troca de cenário, elas fizeram o show com uma mostra do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, divertindo e conscientizando o público presente com paródias e poesias de professores e alunos.

O diretor da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET), Hiran Nunes, integrante da comissão avaliadora, destacou a evolução do projeto. “O evento cresceu em qualidade com apresentações preocupadas com o produto como um todo, prendendo a atenção do público, num amadurecimento artístico teatral e cênico das escolas participantes”.

A comissão avaliadora ainda contou com a participação de Jane Leal representante do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria; professora Elhonara Diniz Ribeiro representando a Secretaria Municipal de Educação, Tânia Losekann representante da 8ª CRE, professora Rosangela Réchia representando a Secretaria Municipal de Cultura; auditora fiscal do estado e delegada adjunta Ivanice Zanini Schultes representando a Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria.

A delegada adjunta da Receita Estadual Ivanice Schultes reforçou os elogios ao evento. “Mais uma excelente edição do Educação Fiscal em Cena. Uma tarde onde caminharam juntas a cidadania e a diversão.Estão de parabéns os professores, alunos artistas e as integrantes do PMEF”.

Também marcaram presença no evento o Professor Dr. Ailo Valmir Saccol e Professor Mestre Elizeu de Albuquerque Jacques representando a Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), a coordenadora adjunta da 8ª CRE, professora Jussara Finamor, as professoras Cleone Martins e Márcia Vendrúscolo representando a Secretaria Municipal de Educação. Quem não esteve no Theatro Treze de Maio terá uma outra oportunidade de assistir o evento, pois a TV Câmara gravou toda a 8ª edição do Festival Educação Fiscal em Cena e logo estará disponível.

Voluntários da Educação Fiscal

O evento teve ainda a colaboração dos voluntários do PMEF Helaine Simon, Lisiane Guterres, Sílvia Iensen, Professor Livio Jornada, Jussara Rorato, Francine Antunes e Bibiana Iop.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial