Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal em Cena: sexta-feira (4)...

Educação Fiscal

03/11/2016

Educação Fiscal em Cena: sexta-feira (4) é dia de muito teatro com escolas de Santa Maria


Nesta sexta-feira (4) acontece uma grande festa teatral no Theatro Treze de Maio. É o Festival de Teatro: Educação Fiscal Em Cena, que tem o objetivo de promover integração da arte e o exercício da cidadania, valorizando o teatro e os estudantes artistas da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Na edição de deste ano, participam oito escolas das Redes Municipal e Estadual de Educação e o CRAS Itaara. As apresentações iniciam às 14h e a entrada é gratuita. O festival tem apoio da Delegacia da Receita Federal do Brasil, Delegacia da Fazenda Estadual e 8ª Coordenadoria Regional de Educação e é uma promoção da Secretarias Municipais de Eduação e de Finanças da Prefeitura de Santa Maria.

Participantes e resumo das peças:

CRAS Itaara 

No Reino da Alegria, os alegres moradores tem sua rotina diária, que é composta por brincadeiras e diversões, modificada por algum fator desconhecido, que nem mesmo a Rainha sabe qual é. Algo de muito ruim pode arruinar de vez com a felicidade daquele lugar, e somente alguém muito especial poderá desvendar esse terrível mistério. 

Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro Beltrame

Dorotéia é uma menina que mora na fazenda com seus pais; Há roubos de gado, a mãe esta doente e o transporte escolar falho. Ela e seu cão vão em busca de ajuda, no caminho encontram o espantalho, o leão e o Homem de lata, cada um com um problema. Encontram também a Fada, o magico de OZ e a Bruxa. Ficam sabendo sobre a nota fiscal, seus recursos e aplicações.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia Gervini

Professora na sala de aula através da pratica, disciplina os alunos vivenciando o verdadeiro conceito de Educação Fiscal.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira

Simulação de um júri onde a nota fiscal está será condenada ou não, dependendo da defesa dos advogados mostrando a sua importância e valor social.Quando apagar as luzes e abrir a cortina: silêncio.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado

Todos chegam ao local onde será gravada a Cena e o diretor explica a cena: uma mãe e o filho estão saindo de uma loja, o filho questiona a mãe se pediu a nota fiscal, está responde que não, porque acredita ser bobagem. Então o filho começa explicar a importância da nota fiscal. A peça e realizada com artistas ora chorando, ora sorrindo; ora de forma rápida, ora de forma lenta.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon

A história do teatro acontece em uma cidade do interior com personagens caipiras que disputam a mão de uma mocinha. A mãe quer casar a filha com um cidadão que cumpra com seus deveres e saiba exigir os seus direitos. Assim um dos rapazes que é honesto vende as mercadorias coloniais e emite nota fiscal e o outro é “falcatrua” e sonega impostos. Então todos vão para a delegacia e a delegada explica sobre sonegação e leis fiscais. O trabalho cênico tem um cunho de comédia.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias

Duas mendigas reclamam da vida, pois estão passando frio e possuem pouca roupa. Logo chega uma mãe com suas filhas impacientes e inconformadas, pedindo coisas caras e sem necessidade, a mãe explica a sua situação, porém de repente aparecem os candidatos a presidente e a vereador, propondo mil e uma melhorias: na saúde, na educação, no saneamento básico, na segurança, etc. O problema é que os dois são corruptos e a população vira o jogo dando um fim nos dois, mas nem tudo está acabado, a população vai precisar da sua ajuda para vencer a corrupção e melhorar as condições dignas do povo.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho De Grande

Mãe e filha, vão a lanchonete, localizada no shopping. Ao entrarem no prédio, sai uma cliente, que observa suas compras em busca de algo. Logo, sai a dona da loja, com a nota fiscal que a cliente havia esquecido. Ao retornar ao shopping, sai mãe e filha, que vão em direção a escola, está, esta fechada e sob cuidados de um segurança. Logo, explica o motivo da paralisação. Surgem em outra extremidade, diferentes profissionais, manifestando descontentamento com relação a má aplicação das verbas publicas, por parte do governo. Mãe e filha, reconhecendo a competência dos professores, integram-se a eles, para juntos protestarem de forma passiva.            

Com informações da Coordenadoria do Programa Municipal de Educação Fiscal

Revisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Imagem: Divulgação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial