Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Programa Municipal de Educação Fiscal é...

Educação Fiscal

20/10/2016 04/01/2017 10h05m

Programa Municipal de Educação Fiscal é destaque em encontro do Programa Nota Fiscal Gaúcha


Na manhã desta sexta-feira (14) Santa Maria foi a terceira cidade a receber o Encontro Regional da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) organizado pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE/RS). O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da sua coordenadora, Rosaura Vargas e da disseminadora Rozania Rosa, participou do evento realizado no Colégio Estadual Manoel Ribas.

A abertura do evento ficou a cargo da coordenadora do PMEF que iniciou sua fala ressaltando que o Programa Municipal é desenvolvido em Santa Maria, desde o ano de 2002, em escolas municipais, estaduais e particulares, com a participação efetiva dos professores.

Como mostra do trabalho desenvolvido nas escolas de Santa Maria, foram apresentadas duas produções do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança. Primeiro os alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hylda Vasconcellos dançaram a canção A Loja do seu Zé, composição que faz parte do cd de músicas infanto-juvenis "Cantando a Educação Fiscal" produzido pelo Programa de Educação Fiscal - RS "Aprendendo a ser Cidadão", com a coreografia nomeada de “A Quitanda do Seu Zé”.

Em seguida, foi a vez do aluno Luis Felipe Rodrigues representar a EMEF Fontoura Ilha e declamar a poesia “Sentimento Cidadão”, que contempla o cumprimento dos deveres para exigência dos direitos, por parte dos cidadãos, bem como o fim da corrupção.

Neste ano o festival Cid Legal Canta e Dança envolveu cerca de 1800 pessoas, 26 escolas com 68 apresentações, nas modalidades de dança, paródia e poesia, com professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

O coordenador social da Nota Fiscal Gaúcha do TTRE/ SEFAZ-RS, Adelar Vendruscolo, parabenizou a atuação do Programa de Educação Fiscal de Santa Maria e expôs ao público como funciona o programa estadual, baseando-se em exemplos práticos, de quanto o município recebe de investimentos revertidos através dos cadastros na NFG. Ressaltou que com o simples ato de incluir o CPF na nota fiscal, na hora da compra, o dinheiro será revertido para a instituição que a pessoa escolheu no ato do cadastro no Programa.

A coordenadora do GEFE Márcia Helena Nery trouxe como reflexão o exemplo do condomínio Brasil, sobre quanto cada cidadão contribui com o pagamento dos impostos. Deu ainda o exemplo prático de como influenciam os adultos, ou seja, há alguns anos, começou-se a campanha sobre o cinto de segurança e hoje quando entram no carro já exigem que o adulto o faça, a coordenadora espera que aconteça o mesmo com a Nota Fiscal nas compras.

Na ocasião, estiveram presentes os representantes de entidades de mais de 20 cidades da região, entre elas: Alegrete, Cacequi, Nova Palma, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, São Pedro do Sul, e Sobradinho.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria. 

Poesia declamada pelo aluno Luis Felipe Rodrigues da EMEF Fontoura Ilha:

Poesia Autoral: Professora Glenir Pereira Rodrigues

Sentimento Cidadão

Nasceu nos pampas um projeto

Levando para as escolas a missão de ensinar

Que nos caminhos da vida nem tudo é corrupção,

Se todos se conscientizarem que na cidade coração

Pagando seus impostos e dando a nota fiscal

Teremos ruas e praças, escolas e hospital!

 

O sentimento do dever entrou logo em cada peito

As crianças aprenderam como se faz direito.

A esperança ressurgiu em cada mente que antes

Não compreendia que o exemplo seguido

faz o adulto pensar perdurando pela vida afora

Fazendo sempre o correto a partir de agora.

 

Nos lugares onde andamos temos sempre obrigação

De fazermos nossa parte evitando a corrupção,

Exigindo a nota fiscal que nos é de direito

Com isso a cidadania estamos exercitando

Transformando a realidade e ajudando a cidade

Como cidadão digno que quer a prosperidade.

 

Ser cidadão no entanto, não é só querer direitos

É cumprir com seus deveres valorizar as coisas públicas

Administrar a liberdade, se informar dos acontecimentos

Defender o bem comum, colaborar no dia a dia

Levar as boas ideias adiante, pois

Ser um cidadão de fato, é ser participante!

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Supervisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)

www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial