Inicial > Educação Fiscal > Notícias > As fronteiras do município não são...

Educação Fiscal

19/08/2016 13/01/2017 07h39m

As fronteiras do município não são limite para o PMEF. Coordenadoras fazem palestra em Jari


Na última sexta-feira (19), as integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, foram convidadas a participar e ministrar palestra e oficina para professores e gestores das redes municipal e Estadual de ensino da cidade de Jari, município localizado a cerca de 85 km de Santa Maria. O evento contou com a presença das coordenadoras do PMEF Rosaura Vargas e Adriana Aires, do prefeito em exercício, Jesus dos Santos Oliveira, do presidente da Câmara de Vereadores, Eldo Schneider, acompanhado pelas secretárias da Educação, Camila Ruatt Taschetto, e da Fazenda, Sayonara Smidt Nonemacher Ferraz.

As atividades tiveram início às 8h30, com a participação do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Carlos Luciano Sant'Anna, que salientou a importância do momento atual para as atividades de Educação Fiscal, tanto por ser um ano eleitoral, quanto pelo momento político em que o país se encontra. “Os acontecimentos da conjuntura atual servem de motivação para melhor exercer a cidadania e prepararmos as próximas gerações”, ressaltou Sant`Anna. O auditor também falou sobre a estrutura do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), sua missão, e a importância das parcerias com os Programas de Educação Fiscal (PEFs) e, em especial, com o PMEF, desenvolvido por Santa Maria.

A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, apresentou as ações desenvolvidas pelo programa junto às escolas de Santa Maria e falou sobre a legislação e fundamentação para trabalhar tendo como base o plano nacional, Estadual e, no município, a Lei de Diretrizes e Bases de Educação (LDB). Como exemplo de atividade qualificada desenvolvida pelas escolas, Rosaura destaca o trabalho da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pão dos Pobres, com uma paródia que será apresentada no 10º Festival Cid Legal Canta e Dança. “A paródia vincula a realidade do ambiente em que os alunos vivem com o imaginário da leitura e da oralidade”, explica Rosaura.

Um dos caminhos apresentados pela coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires, é o incentivo à formação dos alunos com o uso do audiovisual, como uma linguagem alternativa para a construção do conhecimento utilizando a temática da Educação Fiscal.

Na continuidade, foi aberta uma roda de conversa para que os professores contassem as experiências que tiveram em trabalhar com a Educação Fiscal na escola. A diretora da EMEF São Francisco Xavier, Rosália Machado Oliveira Silveira, contou que esteve em Santa Maria para participar do Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania e retornou a Jari motivada a trabalhar o tema com os seus colegas e alunos. Já a professora Alexandra Pagliarini Becker apresentou alguns slides sobre a Nota Fiscal Gaúcha e a função social do tributo relacionando com a Educação Fiscal.

De acordo com a professora de Geografia Mariúza Dias o tema Educação Fiscal é muito amplo e ensina a valorizar o dinheiro, entender para que servem os impostos e tributos e principalmente a importância da Nota Fiscal como instrumento para evitar sonegação. “Saber enfatizar os direitos e deveres foi fundamental, visto que, em um primeiro momento, houve uma certa recusa dos estabelecimentos em fornecer a Nota Fiscal, alegando não ser importante, porém a insistência é nossa melhor aliada”, ressalta a professora.

A professora na EMEF Visconde Rio Branco, Fátima Aparecida Maurer, declarou que o tema Educação Fiscal pode ser trabalhado com facilidade, em todos as disciplinas e conteúdos. “Só não consegue se não quer e, a partir deste evento, tudo ficou bem mais claro”, afirma a professora.

 A secretária de Finanças da Prefeitura de Jari, Sayonara Ferraz, conta que a discussão sobre o tema Educação Fiscal foi muito válida. “O tema ajudou no esclarecimento de dúvidas e também houve muitas sugestões de atividades que podem ser levadas às escolas e aplicadas pelos professores aos seus alunos”, explanou Sayonara.

 

Texto: Pedro Henrique M. Lucca
Supervisão/Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial